26.4 C
Timbó
quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Exposição de artes do projeto Arte Inclusiva de Benedito Novo

Data:

O projeto Arte Inclusiva, criado para promover a integração social por meio da arte, envolve crianças autistas e outras, oferecendo a todas um espaço de expressão criativa e inclusão. Idealizado pela empresária e artista plástica Tânia Izabel Bertoldi Campestrini, o projeto nasceu do desejo de incentivar a convivência entre crianças com diferentes habilidades, ajudando-as a desenvolver suas aptidões artísticas em um ambiente acolhedor e estimulante.

“Esse projeto ganhou meu coração. Ele não se trata apenas de arte, mas de inclusão social. A ideia é dar continuidade com novas edições, expandindo esse conceito,” comenta Tânia ao divulgar a exposição do Arte Inclusiva, que está aberta para visitação no Ateliê Tânia Campestrini, localizado na rua Celso Ramos, 6720, no Centro de Benedito Novo. A exposição, que conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Benedito Novo através da Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal, estará disponível por 30 dias, proporcionando uma oportunidade única para apreciar o talento dos jovens artistas locais.

- Publicidade -

Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), Tânia reforça que o principal objetivo do projeto é criar uma ponte entre as crianças, usando a arte como ferramenta de interação e inclusão. “Queremos mostrar que cada indivíduo tem seu valor único e merece ser celebrado,” afirma ela. A exposição reúne trabalhos de três crianças no espectro autista, juntamente com outras crianças, e tem atraído visitantes do Brasil e do exterior.

Turistas dos Estados Unidos, do Chile e de diversas partes do mundo que visitam o ateliê, um ponto turístico de Benedito Novo, deixam mensagens carinhosas junto às obras das crianças, reconhecendo o valor do trabalho artesanal local. “Essas mensagens são uma forma de conexão e mostram o impacto que a arte pode ter, não apenas no desenvolvimento das crianças, mas também na percepção daqueles que visitam o espaço,” destaca Tânia.

Ela convida os interessados a conhecerem de perto as obras e apoiarem a iniciativa: “Durante esses 30 dias de exposição, haverá várias oportunidades para visitas. Para os apreciadores de arte e inclusão, é uma chance de ver trabalhos que combinam talento, sensibilidade e diversidade.”

Apresentação de projeto Cultural

“A cultura é o fio que nos une, e a arte é o meio pelo qual ela se expressa”. Com essas palavras, Tânia também anuncia que no dia 30 de outubro a comunidade de Benedito Novo terá a chance de participar de um evento especial que celebra essas conexões culturais e tradições: Mangia che ti fa bene, canta che ti passa!, uma apresentação que combina arte audiovisual e reflexões sobre o patrimônio cultural da região.

A apresentação, conduzida por Tânia, promete uma noite de imersão nas raízes culturais que formam a identidade local, convidando o público a refletir sobre como arte e tradição se entrelaçam em nossas vidas. Por meio de histórias, imagens e músicas, o evento busca valorizar o passado, ao mesmo tempo que inspira o futuro.

O evento ocorrerá às 19h do dia 30 de outubro, na Escola de Educação Básica Teófilo Nolasco de Almeida, localizada na rua Celso Ramos, 4686, no Centro.

Tânia ressalta: “Com o apoio da Prefeitura de Benedito Novo, este evento faz parte de um esforço maior de promoção cultural financiado pela Lei Paulo Gustavo, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O projeto visa apoiar e incentivar a produção cultural brasileira, promovendo a união e a reconstrução por meio da arte”.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui