Faltando menos de 50 dias para o Natal, já é possível se organizar para fazer uma criança feliz. Pelo 35º ano consecutivo, os Correios promovem a campanha “Papai Noel dos Correios”, a maior iniciativa de Natal do Brasil. O objetivo é sensibilizar e unir o país, trazendo alegria e esperança para as crianças.
A história da campanha começou há 35 anos, quando os empregados dos Correios, tocados pelas cartinhas escritas com letras recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos, decidiram tornar esses sonhos realidade. Nascia, assim, uma das ações de solidariedade mais queridas do país: o “Papai Noel dos Correios”.
Com o passar do tempo, a campanha ganhou força e se espalhou, envolvendo não apenas os funcionários, mas também a população em uma grande corrente de amor e generosidade. Além das cartinhas enviadas por crianças de diversas comunidades, desde 2010, alunos de escolas públicas também são convidados a escrever seus pedidos ao Papai Noel.
A campanha tem como meta estimular o interesse das crianças pela escrita e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais — presentes valiosos que podem marcar suas vidas.
Para tornar essa iniciativa possível, os Correios contam com a participação de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa pode participar e ajudar a transformar os sonhos das crianças em realidade.
No lançamento da campanha, realizado em 1º de novembro, a direção dos Correios anunciou a Carreata de Luz, em comemoração aos 35 anos da campanha. Essa carreata passará por todas as capitais do país entre 7 de novembro e 14 de dezembro, com as datas específicas de cada cidade a serem divulgadas posteriormente.
Como funciona? A campanha atende os pedidos de Natal de crianças matriculadas em escolas públicas (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Além disso, crianças da sociedade em situação de vulnerabilidade social, com até 10 anos de idade, também podem participar.
Este ano, uma nova parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) permitirá que cartas de crianças assistidas pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais sejam adotadas. O objetivo é oferecer um Natal mais feliz para esses menores acolhidos em unidades jurisdicionais.
Em 2023, pela primeira vez, a campanha conseguiu atender 100% dos pedidos das crianças, com um total de 270 mil cartinhas adotadas. Desse total, cerca de 210 mil foram apadrinhadas por pessoas físicas, enquanto 60 mil foram atendidas por mais de 200 parceiros, incluindo empresas e órgãos públicos de todo o Brasil.
Para adotar uma cartinha, basta acessar o Blog da Campanha ((https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php) e seguir as instruções. Cartinhas físicas também estão disponíveis em agências dos Correios. Em Timbó, por exemplo, é possível retirar as cartinhas até 19 de dezembro, na agência localizada na Avenida Sete de Setembro, 533, no Centro. A entrega dos presentes deve ser feita presencialmente na agência.