Na data de 30 de maio, os católicos celebraram a festa do Corpo de Cristo. Para a Igreja Católica, o dia de Corpus Christi é marcado por missas, adoração ao Santíssimo Sacramento e pelas procissões realizadas nas proximidades das igrejas. Pela tradição, os moradores enfrentam o frio típico da madrugada de quinta-feira para confeccionar os tapetes que decoram as ruas por onde a procissão passa. Figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, da Virgem Maria e outros símbolos são montadas com produtos como flores, serragem e pó de café, contando com o apoio da comunidade.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), o profissional do setor de Comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring, destaca que “Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja Católica que celebra o sacramento da Eucaristia. É celebrado na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes. O objetivo principal dessa celebração é homenagear e reverenciar o Corpo e Sangue de Jesus Cristo presentes na Eucaristia”.
O padre explica que “na Diocese de Blumenau, as celebrações da solenidade de Corpus Christi são marcadas por ações que refletem a fé e a solidariedade em toda a comunidade. É um momento de profunda reflexão sobre o significado da Eucaristia em nossas vidas, um sacramento que une os fiéis à presença real de Cristo”.
Raul Kestring relata que “nas paróquias e comunidades, as atividades se desdobram em gestos concretos de amor ao próximo. Desde as missas matinais até as procissões que percorrem as ruas, cada ação é um testemunho vivo da devoção e do compromisso com os ensinamentos de Cristo. Uma tradição que se mantém viva é a ornamentação das ruas com tapetes coloridos, uma expressão artística que retrata a fé e a devoção do povo. Mas além da beleza visual, há uma beleza ainda maior nas obras de caridade que acompanham esses rituais”.
De acordo com o padre, “neste ano, a Diocese de Blumenau direcionou suas energias para auxiliar os necessitados, especialmente os afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Em cada missa de Corpus Christi, uma coleta especial foi realizada para oferecer suporte às vítimas, demonstrando que o Cristo presente na Eucaristia é também aquele que sofre e necessita de nossa ajuda”.
E as demonstrações de solidariedade não param por aí. Em uma iniciativa tocante, a Paróquia Santa Terezinha de Timbó substituiu a tradicional decoração da rua para a procissão de Corpus Christi por um tapete de papelão, ao lado do qual foram colocadas doações de roupas quentes para aliviar um pouco o sofrimento dos irmãos em Cristo do Rio Grande do Sul. A organização da celebração de Corpus Christi na Paróquia lembra que durante a semana, e até no dia, um grupo recolheu as doações destinadas ao Rio Grande do Sul, onde foi solicitado que as roupas fossem trazidas especialmente limpas, embaladas e identificadas pelo tipo e tamanho. “Sob o olhar do Santíssimo Sacramento, esses donativos foram abençoados, transformando a celebração em um ato de amor e compaixão”, observa Raul Kestring.
O padre explica ainda que “devemos nos lembrar que Jesus é o verdadeiro alimento espiritual, aquele que nutre e cura nossas almas. Sua presença na Eucaristia é um convite para vivermos em comunhão, para tornarmos nossas vidas uma oferta de amor aos nossos irmãos. Que essa festa de Corpus Christi seja não apenas uma celebração religiosa, mas um chamado para renovarmos nosso compromisso com a caridade e a fraternidade. Que o Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, continue a abençoar e fortalecer todas as famílias e comunidades da Diocese de Blumenau”.
A celebração de Corpus Christi também aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, no bairro dos Estados de Timbó. Coordenada pelo padre Marcos Ricardo Friedrich, a celebração na manhã de ontem contou com a presença de um grande número de fiéis que foram incentivados a participar do momento da coleta, cujo valor arrecadado será encaminhado à Diocese de Blumenau, que destinará os recursos para as famílias gaúchas. Durante a celebração, o padre Friedrich destacou que a festa de Corpus Christi é celebrada sempre em uma quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa. “A escolha do dia da semana faz memória à realização da última ceia de Cristo com os apóstolos, momento em que, segundo a tradição cristã, foi instituída a Eucaristia. Para os cristãos católicos, receber a hóstia consagrada é o ato de vínculo mais íntimo entre os fiéis e Cristo. A comunhão, que acontece em missas ou celebrações, é um dos momentos mais importantes da liturgia, que inclui oração e reflexão”.
Indaial
As paróquias Católicas de Indaial também realizaram as celebrações de Corpus Christi. Destaque para a Igreja Matriz Santa Inês, coordenada pelo padre João Bachmann, que conduziu uma bela solenidade de Corpus Christi seguida pela procissão nas imediações da igreja. “Corpus Christi é fé, alimento e remédio para a alma, é instrumento de vida”, destaca o padre, lembrando que a confecção dos tapetes ocorreu durante a madrugada e a Santa Missa foi celebrada em dois momentos: pela manhã e à noite. A procissão com o Santíssimo Sacramento ocorreu apenas pela manhã.
Rodeio
Na cidade de Rodeio, a celebração e procissão de Corpus Christi ocorreram em várias igrejas. De acordo com informações, a tradicional procissão de Corpus Christi, com tapetes e altares decorados pela comunidade e entidades rodeenses, foi realizada pela Paróquia São Francisco de Assis em parceria com a Prefeitura de Rodeio. As atividades começaram cedo, às 5h, com a confecção dos tapetes e altares. Às 8h30min, foi realizada a celebração na Igreja Matriz São Francisco de Assis e, ao término, iniciou-se a procissão, seguindo pela rua Barão do Rio Branco até a Praça dos Expedicionários.
Além da Igreja no centro de Rodeio, a Capela Nossa Senhora da Glória também promoveu uma celebração especial para comemorar o Dia de Corpus Christi. Na ocasião, a coordenação da Capela Nossa Senhora da Glória organizou uma festa em comemoração ao Dia de Corpus Christi, com venda de churrasco, pastel e serviço completo de bar.
Rio dos Cedros
Os fiéis da Igreja Matriz Imaculada Conceição reuniram-se na manhã de quinta-feira para enfeitar os tapetes e organizar a celebração em homenagem ao Dia de Corpus Christi, que ocorreu à tarde. Belos tapetes coloridos com imagens cristãs foram confeccionados e receberam a bênção do pároco da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Rio dos Cedros, padre Fernando Steffens.