20 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Fescati será neste final de semana

Data:

Fescati será neste final de semana
Sociedade Recreativa de Timbó será sede do novo formato do Festival da Canção que será apresent …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: FOTO/TAINÁ CLAUDINO DOS SANTOS



TIMBÓ – “Chegou a hora de encarar o palco do novo Festival da Canção de Timbó – Fescati”. Com esse slogan a Fundação Cultural de Timbó está divulgando a realização da 19ª edição do mais importante evento musical de Timbó. O Fescati acontece nos dias 25 e 26 de outubro, na Sociedade Recreativa Cultural de Timbó. A programação inicia no sábado, às 19 horas, com a apresentação da Categoria 1 – (até 17 anos) e segue no domingo, dia 26, às 19h, com a apresentação da Categoria – 2 (a partir de 18 anos). Ao todo, serão 47 apresentações nas duas categorias. Os ingressos, nas duas noites, custam apenas R$ 10,00 e prometem ao público diversão e cultura de máxima qualidade.
Segundo informações da responsável pelo setor de Ações Culturais da Fundação, Inês Klaumann, neste ano haverá ensaio aberto no sábado e domingo a partir das 12h30min. “Também será realizado um workshop para os candidatos com os produtores da Play Records, Alexandre Siqueira e Carlos César de Oliveira, no sábado das 17 às 18 horas”, informa ela.
Inês relata também sobre o novo formato do Fescati, para a sua 19ª edição. De acordo com ela, o mesmo começou a ser desenhado pela equipe da Fundação Cultural em conjunto com fomentadores musicais locais que observaram uma nova tendência musical. “A música internacional se tornou mais acessível e era pedida pelos candidatos, assim como o crescimento da música gospel dos últimos anos também foi observada e na música brasileira quem escolhe o estilo é o candidato”, observa ela.
Inês conta ainda que a pré-seleção também foi simplificada utilizando o canal de vídeos do youtube, o que facilitou esta etapa para a organização e para o candidato. “Tudo isso foi construído e aprovado pelo Conselho Curador da Fundação Cultural”, afirma ela ao contar que a idade na fase 1 também foi alterada em função do número de inscrições de outros anos. “Optamos por deixar os menores de 12 anos para o Timbó em Canto que antes era bienal e agora também é anual e pretendemos manter a Feira de Rua do Livro”, adianta ela.
A responsável pelo setor de Ações Culturais, lembra que o Fescati teve a sua primeira edição em 1984 e desde então tem revelado grandes talentos. “Acontece bienalmente e tem um brilho todo especial por reunir intérpretes em diversos segmentos da música popular brasileira”, comenta ela.
Outro detalhe do evento refere-se a Banda base que é uma super banda com 13 integrantes. “Com certeza estão entre os melhores músicos do Brasil. Vários realizaram e realizam Turnê na Europa, são músicos formados, professores de conservatório, de escola, músicos com mais de 20 anos de experiência, inclusive um deles é do Uruguai”, relata Inês ao afirmar que o Festival é assinado pelo produtor musical Luan Cavalheri, de Itajaí, que também escolheu os jurados: Giba Moojen, de Balneário Camboriú, músico, produtor e apresentador do inovador programa Nossa Toca; Sergio Lamarca, atua acompanhando cantores e grupos do estado principalmente com projetos autorais, além de ser produtor Musical e Diretor; Alexandre Siqueira, músico e produtor musical atualmente toca na banda Chico Preto e a Dita Cuja, no Trio de Rock Hot Rats e é produtor e arranjador do estúdio Play Records localizado em Itajaí e Carlos Cesar de Oliveira, após anos lecionando aulas de canto, guitarra e violão, atualmente integra o Estúdio Play Records, junto com Alexandre Siqueira.
Os jurados terão a difícil tarefa de escolher os vencedores do Fescati que nesta edição realiza a distribuição de cerca de R$ 13 mil em prêmios.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui