20.5 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Festa do Imigrante é lançada com entusiasmo e expectativa

Data:

“Estamos lançando oficialmente a 32ª Festa do Imigrante de Timbó, com muita alegria e entusiasmo, após uma 31ª edição desafiadora, marcada por três enchentes que afetaram a região. Apesar das adversidades, aprendemos valiosas lições que nos permitirão realizar uma Festa ainda melhor e maior este ano”. As colocações são do prefeito de Timbó, Jorge Krüger, na noite o dia 18 de setembro, junto ao Recanto Tirol, local que foi palco do lançamento da Festa.

Na oportunidade o prefeito iniciou seu discurso mencionando que a gestão municipal se encerrará em 31 de dezembro, após oito anos de governo, período em que foram realizadas as maiores obras de infraestrutura, educação, esporte, cultura e saúde da história da cidade. “Nos orgulhamos também de ter organizado a maior Festa do Imigrante, que este ano terá 11 dias de programação. Reformulada desde 2019, a festa passou a ser realizada em dois finais de semana. Timbó, sendo uma cidade singular, merece uma celebração de alta qualidade e com diversidade cultural”, destacou o prefeito.

- Publicidade -
Foto/ Raquel Piske/PMT

Durante o evento de lançamento, a Prefeitura de Timbó, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e a Comissão Central Organizadora da Festa do Imigrante apresentaram o cardápio gastronômico da 32ª edição. A cerimônia de abertura incluiu a exibição de um vídeo com destaques da edição de 2023, relembrando as atrações e a alegria que a Festa proporcionou a seus visitantes e turistas.

Krüger também ressaltou: “O sucesso da nossa Festa do Imigrante não está apenas nas atrações musicais, na gastronomia, nos desfiles ou nas tardes temáticas. Ele está, principalmente, na presença do público, especialmente dos timboenses e daqueles que escolheram viver nesta linda cidade.”

A cerimônia também contou com a presença das rainhas e princesas da Festa do Imigrante, que simbolizam a cultura local e a miscigenação ítalo-germânica. A Rainha Mirim, Maria Clara Bertram; a 1ª Princesa Mirim, Gabrielle Heloisa Prust; e a 2ª Princesa Mirim, Helena Gadotti Tessarolli, juntamente com a Rainha Adulta, Anyelle Correia; a 1ª Princesa Adulta, Francielly Piske Volani; e a 2ª Princesa Adulta, Giovana Luiza Tafner serão as anfitriãs desta 32ª edição, recepcionando os visitantes com sua beleza, alegria e simpatia.

A Festa do Imigrante, que chega à sua 32ª edição, foi criada para comemorar o aniversário de colonização de Timbó (12 de outubro de 1869). Este ano, a cidade celebra seus 155 anos de história. Fundada por imigrantes alemães e italianos, Timbó é hoje reconhecida pela sua beleza, alegria e qualidade de vida premiada nacionalmente. Para os timboenses, a Festa representa a preservação da cultura e dos valores ítalo-germânicos, que, apesar das grandes transformações, continuam vivos por meio de tradições como os clubes de Caça e Tiro, a música e a dança.

A tradição de cidade festeira de Timbó começou em 1967, com os memoráveis festivais de Chope organizados pelo Lions Clube, que durante 25 anos deram à cidade o título de “Capital do Chope” de Santa Catarina. Esses festivais são lembrados com nostalgia pelos antigos frequentadores, e a Festa do Imigrante mantém viva essa tradição.

Este ano, a Festa do Imigrante será a maior já realizada, com 11 dias de celebração, mais de 60 apresentações musicais e três espaços principais: o Pavilhão de Eventos Henry Paul, o Pavilhão Cultural e o Espaço Biergarten. Ao longo de três décadas, o sucesso da Festa tem sido proporcionar ao público uma experiência rica em dança, música, gastronomia típica, tradições culturais e, claro, muito chope e alegria, promovendo um intercâmbio cultural entre o Vale do Itajaí, Santa Catarina e o Brasil.

A gastronomia é sempre um ponto alto da Festa. Nas últimas edições, pesquisas de satisfação indicaram notas altíssimas para esse aspecto. Na 32ª edição, a culinária será representada por 17 estabelecimentos com o conceito “Markt” ou “Mercato”, oferecendo mais de 80 opções de pratos e bebidas, incluindo 30 rótulos de chope artesanais e tradicionais. Entre as empresas participantes estão: Bretzel Markt, Casa do Churrasco, Mercato Italiano e Wurst Markt entre outras. As cervejarias artesanais participantes serão: Alles Blau, Pillred, Borck, Holzbier e Rank Bier.

Em seu pronunciamento, o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó e presidente da Comissão Central Organizadora da 32ª Festa do Imigrante, Jorge Ferreira, ressaltou que esta edição marca o encerramento de um ciclo de oito anos, iniciado em 2017. “Desde 2009, a dedicação tem sido constante, sempre com o objetivo de aprimorar a Festa, que hoje é uma celebração ítalo-germânica de alta qualidade, destacando o melhor da cultura de Timbó”. Ele agradeceu especialmente ao prefeito Jorge Krüger, cujo apoio foi essencial para o crescimento e sucesso do evento, tornando-o uma referência cultural e turística.


A 32ª Festa do Imigrante ocorrerá de 10 a 20 de outubro, oferecendo aos visitantes:
▪ Dois desfiles típicos;
▪ Tardes temáticas para a Melhor Idade, folclore, Clubes de Caça e Tiro,
e para as crianças;
▪ Parque de diversões;
▪ Espaço dos clubes de Caça e Tiro, Vila Colonial e Espaço do Artesanato com Identidade Cultural;
▪ 67 apresentações musicais ao longo dos 11 dias de festa.
“Com a crescente participação de empresas locais, nossa Festa se consolidou como uma das principais do calendário de festas típicas de outubro em Santa Catarina. Estamos confiantes de que esta será a maior e melhor edição já realizada. Viva a 32ª Festa do Imigrante!”, concluiu o prefeito Krüger.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui