25.6 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Festa do Imigrante retorna em grande estilo

Data:

Timbó
Festa do Imigrante retorna em grande estilo

Foto: Amanda Bittencourt

?“Saudade”. Esta é a palavra que define a abertura da 30ª Festa do Imigrante de Timbó. O evento que aconteceu na noite de ontem, dia 29 de setembro, contou com a presença de um grande público que aguardava ansioso o retorno da Festa que estava sem ser realizada há dois anos devido à pandemia da Covid-19.

As festividades tiveram início com o tradicional desfile, que começou com a concentração de diversos grupos como de Caça e Tiro, bandas e fanfarras, associações de moradores, realeza da Festa e autoridades, no Museu do Imigrante. O cortejo seguiu na contramão pela Avenida Getúlio Vargas até o Pavilhão de Eventos Henry Paul, o palco principal do evento.

- Publicidade -

Durante a solenidade de abertura as autoridades foram chamadas até à frente do palco: prefeito de Timbó, Jorge Krüger; vice-prefeito, Guilherme Voigt; presidente da Câmara de Vereadores de Timbó, Flávio Germano Buzzi; o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa e diretor – presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, além de autoridades convidadas, prefeitos e vereadores dos municípios vizinhos e secretários municipais.

O protocolo também apresentou as majestades da 30ª Festa do Imigrante, que representam o povo ítalo-germânico que durante estes 152 anos originou a miscigenação em nossa cidade, criando este belo povo: 2ª Princesa – Barbara Salvador da Silva Cunha; 1ª Princesa – Milena Santos da Silveira e Rainha – Lettícia Pisetta Paganelli. Também a 2ª Princesa Mirim – Laura Travaglia; 1ª Princesa Mirim – Ana Carolina Bellarmino Correa e Rainha Mirim – Yasmin Garcia Herpich.

Para marcar os 153 anos do município, a serem completados no dia 12 de outubro, foi apresentado um vídeo que conta um pouco da história da cidade que com a força do trabalho do seu povo, tornou-se uma cidade de destaque, acolhedora, rica nas suas belezas naturais, bonita, tão bonita que foi indicada como uma das melhores cidades para se viver pela sua qualidade de vida. 

Uma cidade que tem em suas bases a força do trabalho de imigrantes alemães e italianos, e que ainda mantém viva a cultura destes povos, e sua identidade cultural, através da dança, da música, da gastronomia típica, dos usos e costumes e da tradição.

Após aconteceu a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Timbó pela Banda Municipal Professor João Müller de Timbó, coordenada pelo maestro Luiz Lenzi. Na sequência, homenageando as etnias italiana e alemã, a Banda Municipal Professor João Müller, fez um poutpourri de músicas para homenagear os antepassados, que com sua força e perseverança ajudaram a construir esta linda cidade, trazendo das tão distantes Itália e Alemanha suas culturas que ainda fazem este povo ser tão festeiro e que transformaram este pequeno pedaço de terra numa cidade linda e feliz.


Pronunciamentos
?

Continuando com a solenidade, algumas autoridades discursaram. Em seu pronunciamento o presidente da CCO e diretor – presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, disse que: “Foram meses de preparo pensando em uma festa que terá nove dias de muita animação com mais de 60 bandas musicais, mais de 20 opções de chope, 14 casinhas de alimentação com mais de 60 opções gastronômicas. Nessas três décadas o sucesso da Festa está em oferecer ao público a dança, a música, a gastronomia típica, tradições e atrações culturais regados a muito chope e muita alegria em num só lugar, promovendo o intercâmbio cultural entre a região do Vale do Itajaí e o estado de Santa Catarina. Viva a Festa do Imigrante”.

O presidente da Câmara de Vereadores Flávio Buzzi ressaltou a importância de valorizar o povo timboense. “Gratidão, alegria e felicidade por estarmos juntos novamente celebrando o aniversário de Timbó. Parabéns a todos os envolvidos para a realização desta grandiosa festa. Ein prosit, salute e viva Timbó”.

Já o prefeito Jorge Krüger destacou que: “Depois de exatos 1.082 dias é impossível olhar e não lembrar que uma pessoa estaria aqui desfilando, que é meu pai. Mas neste momento estamos aqui para celebrar o que temos de melhor, que é a Saúde e a Vida. Neste ano para celebrar os 153 anos estamos realizando uma grande festa, com muitas novidades para quem visitar Timbó, que é a melhor cidade para se viver merece uma festa à altura para comemorar este momento que o município vive. Uma ótima festa a todos”.

Na sequência, o ato mais esperado da noite foi feito pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo e também presidente da CCO, Jorge Ferreira, acompanhado do prefeito, Jorge Krüger: a sangria do primeiro barril de chope.
?
?A Festa!

É claro que a noite não acabou por aí. A programação seguiu no Pavilhão de Eventos, com a banda Alte Kameraden Treff; Concurso Chope em metro e baile com a banda Society Band. Já no Pavilhão Cultural teve apresentação da banda Os Fantásticos e no Biergarten foi destaque a apresentação musical Die Lustigen Musikanten.

As festividades da 30ª Festa do Imigrante tiveram início na noite de ontem, dia 29 de setembro seguindo com programação até o dia 1º de outubro e retornando no dia 7 até o dia 12 de outubro. Durante os dias de Festa, o público pode prestigiar dezenas de atrações musicais, culturais, apresentações de danças folclóricas, bailes e competições típicas, divididas entre o Pavilhão de Eventos e o Pavilhão Cultural. Tudo com entrada e estacionamento gratuito.

?

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui