17.3 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Festival leva música para o Teatro da Vinci

Data:

Festival leva música para o Teatro da Vinci
Educação realiza amanhã, a 6ª edição do Festival Cultural da Educação Infantil em Indaial …

CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

Foto: arquivo / jmv

 CLARICE GRAUPE DARONCO/JMV

 
INDAIAL – A 4ª edição do Festival Literário de Indaial vai levar para o Teatro Da Vinci, da Uniasselvi, em Indaial, amanhã, dia 5 de outubro, a história dos “100 anos de Vinicius de Moraes”. Na abertura do evento, a comunidade educacional presente poderá apreciar o trabalho dos alunos Léia Alves da Silva e Thais Dutra de Quadros que serão os responsáveis pela apresentação dos alunos. A Orquestra Tra-La-lá da FIC, coordenada pela professora Juliana Schuetze, fará a apresentação de abertura. Após, às 15 horas, inicia a primeira sessão de apresentações envolvendo os alunos das unidades de Educação Infantil do município que levarão para o palco do Teatro, músicas como: Arca de Noé; A Galinha de Angola; O Leão; Garota de Ipanema; O pato; A Pulga; As Borboletas; O Ar; As Abelhas; Girassol e O Gato.
A segunda sessão do Festival acontecerá a partir das 18h30min, com mais um grupo de alunos das unidades de Educação Infantil que apresentarão músicas como: Pinguim; O Pato; Aquarela; Garota de Ipanema; O Relógio; A Porta; Peru; A casa; O Filho que eu quero ter; Abelhas; As Borboletas e Girassol. 
O Festival tem o objetivo de proporcionar o contato das crianças com o ambiente teatral e ampliar o repertório cultural dos pequenos. Segundo a Secretaria de Educação do município, a expectativa é lotar o Teatro da Uniasselvi ao promover uma integração entre pais, educadores e alunos ao levar ao palco a fantasia do mundo infantil. 
 
Quem é 
Vinícius de Moraes
Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira destacou-se como poeta modernista, mas também como compositor e letrista popular. Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, onde morre, infelizmente, em 1980. Com apenas 15 anos, quando estava no curso secundário, começa a compor músicas populares. Publicou livros de poemas, como: O Caminho para a Distância (1933); Forma e Exegese; Novos Poemas e Cinco Elegias.
De um início marcado fortemente pela religiosidade neossimbolista, o lírico Vinicius passa para uma temática mais próxima do amor, do erotismo e das angústias do desejo. Fala mais do cotidiano, de temas sociais e sua linguagem se torna mais coloquial.
Em 1953 compõe seu primeiro samba: “Quando tu passas por mim”, e publica a peça: Orfeu da Conceição, em 1954. Em 1956 conhece o compositor Tom Jobim, sendo que duas de suas composições com Jobim foram: Chega de saudade e Outra vez.
É de Vinicius a letra de Garota de Ipanema, a música brasileira mais conhecida em todo o mundo. No início dos anos 60, compõem com outros músicos como Carlos Lyra, Edu Lobo, Pixinguinha, Dorival Caymmi e Francis Hime. A partir de 1969, torna-se parceiro do violinista Toquinho, com quem faz shows no Brasil e no exterior até sua morte. 
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui