33.1 C
Timbó
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Frei Samuel: um coração franciscano a serviço de Manaus

Data:

“Toda vocação é um convite para participar plenamente desse amor. Toda vocação é um modo de guardar e ser guardado pelo movimento do amor. É desse amor que a vocação e o ministério se alimentam, são dinamizados e plenificados. É no Reino do ‘amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei’ que a alegria é plena e realizadora”, enfatizou o arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, durante a cerimônia de Ordenação Episcopal do Monsenhor Frei Samuel Ferreira de Lima, na tarde do dia 1º de fevereiro de 2025, no Centro de Eventos Vila Italiana, em Rodeio.

A ordenação, que contou com a participação de familiares e amigos do ordenado, bispos, confrades da Ordem Franciscana, clero local da diocese de Rio do Sul, religiosos e religiosas, e centenas de fiéis, foi presidida pelo arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Steiner, e teve como bispos coordenantes o bispo de Roraima, dom Evaristo Pascoal Spengler, e o bispo emérito da Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio.

- Publicidade -

Na homilia, o cardeal Steiner, depois de acolher os presentes, iniciou destacando as palavras do Evangelho lido na celebração (Jo 15,9-17): “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor”. Palavras em que o arcebispo de Manaus disse estar “a razão de estarmos aqui, o sentido das nossas vidas, das vocações, dos ministérios, é o amor com que fomos amados”.

Seguindo o Vaticano II, o cardeal destacou que “a Igreja, por natureza, é missionária e tem a sua origem no ‘amor fontal de Deus’ (AG 2)”, mostrando que “o dinamismo missionário que brota do amor de Deus se irradia, expande, transborda e se espalha em todo o universo, nos ensina o Papa Francisco em Querida Amazônia. A missão não é algo opcional, uma atividade da Igreja entre outras, mas sua própria natureza. A Igreja é missão!”. Isso levou o arcebispo de Manaus a mostrar sua gratidão por dom Samuel ser bispo missionário na Amazônia.

Sobre o lema episcopal do novo bispo: “Cumprir com toda a alma a vontade de Deus”, o cardeal Steiner refletiu sobre “a busca de servir na vontade de Deus, ter o coração tesourado pela vontade de Deus, a serviço dos irmãos e irmãs na Amazônia”. Isso porque “a vontade de Deus é o tesouro atrativo a ser descoberto. Descoberto, transforma o horizonte, o sentido, a razão da vida, faz pulsar alegremente o centro vital do ministério episcopal”. Nessa perspectiva, “o bispo é um escutador por excelência, pois deseja ser tocado pela vontade de Deus, ao ser tocado pelos irmãos e irmãs, por uma hermenêutica da totalidade. Esse modo de sinodalidade que perpassará todo o teu ministério episcopal”, sublinhou o cardeal Steiner.

Agradecimentos de Dom Samuel

Dom Samuel iniciou seu agradecimento com as primeiras palavras do Cântico das Criaturas: “Altíssimo, Onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a bênção”. Ele louvou e bendisse a Deus “agora e sempre por tudo aquilo que tem realizado em minha vida, não por mérito meu, mas na graça de Deus que realiza e tudo faz, pois só Deus é Bom”.

Agradeceu ao Cardeal Steiner, a Dom Adalberto, bispo local da diocese de Rio do Sul, e a todos os bispos presentes, aos presbíteros, diáconos, seminaristas e religiosos, pedindo “que o bom Deus vos recompense abundantemente em vosso ministério e missão”.

Dom Samuel expressou sua gratidão à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, onde viveu por 38 anos. Pediu perdão, na pessoa do Ministro Provincial, Frei Paulo Pereira, “por nem sempre ter sido exímio seguidor da nossa regra” e agradeceu “profundamente a todos os confrades que nestes anos fizeram e fazem parte de nossa vida e história, que não mediram esforços e fizeram todo o empenho para me dar o suporte necessário diante da nova missão à qual fui designado. O Frade que hoje eu sou devo a todos vocês que são parte do meu ser e do meu viver”.

O novo bispo agradeceu aos seus pais, Francisco e Edite, e aos seus irmãos e familiares, “que sempre estiveram junto conosco neste processo de caminhada, unidos na oração, no apoio material e espiritual, torcendo e vivenciando juntos os momentos de nosso serviço ministerial”. Agradeceu também aos amigos e amigas, “que ao longo de nossa caminhada foram sendo nos dados como dádivas de Deus e expressão de seu Amor em nossa vida, que vieram de tantos lugares por onde trabalhei e vivi, e hoje se unem a nós nesta celebração orando e comungando comigo deste momento único e especial de entrega a uma nova missão”.

Na pessoa do prefeito de Rodeio, Nei Venture, Dom Samuel agradeceu ao Legislativo e a todo o poder público “por todo o empenho e colaboração em organizar e preparar este espaço para a realização desta celebração litúrgica”. Ele rogou a Deus “que vos abençoe e ilumine em vossa missão de promover o bem comum e trabalhar o desenvolvimento humano e cultural do povo da Bella Citá”.

Na pessoa do pároco Frei João Miguel, o novo bispo louvou a Deus “por todas as lideranças de nossas comunidades, os CPcs, as irmãs Catequistas, a OFS e todos, sem distinção, por todo o trabalho desempenhado na preparação, organização, hospedagem e acolhida, na partilha dos dons e na vivência destes anos juntos de caminhada. Fui acolhido como um filho e um irmão, por toda a ajuda que recebi no exercício do meu serviço como Mestre de noviços, vou levar cada um de vocês em meu coração com muita gratidão e alegria”.

Compromisso com a Arquidiocese de Manaus

Finalmente, Dom Samuel louvou a Deus “pelo novo ministério que me foi confiado e peço a graça de em tudo poder corresponder ao mandato e à missão de servir ao povo da Arquidiocese de Manaus como um frade menor no serviço episcopal, lavando os pés dos irmãos e irmãs com todas as minhas forças e empenho”, mostrando sua gratidão a todos de coração, pedindo uma abundante bênção de Deus.

A ordenação de Dom Samuel Ferreira de Lima como bispo auxiliar de Manaus é um momento de grande alegria para a Igreja na Amazônia. Seu compromisso com o Evangelho, sua experiência como frade franciscano e seu amor pelo povo são sinais de esperança para a missão da Igreja na região.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.