Sexta e sábado serão de madrugadas geladas e possibilidade de geada
A partir da noite desta quinta-feira, 17, uma nova massa de ar frio e seco avança sobre Santa Catarina e promete derrubar as temperaturas em todas as regiões do estado. A informação é da Epagri/Ciram, que também alerta para condições de geada ampla, especialmente nas manhãs de sexta, dia 18, e sábado, 19.
No Médio Vale do Itajaí, a previsão é de madrugadas geladas, com mínimas entre 0°C e 8°C. A formação de geada é provável em áreas mais abertas e elevadas da região, o que exige atenção especial do setor agrícola. Apesar do frio nas primeiras horas do dia, as temperaturas sobem gradualmente com o sol, e as máximas devem oscilar entre 18°C e 21°C.
Queda acentuada de temperatura começa na quinta
Na quinta-feira, 17, o tempo ainda será instável em parte do estado, especialmente entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, onde há chance de chuva mal distribuída e temporais isolados. No Médio Vale, o dia começa com aberturas de sol, mas a nebulosidade aumenta à tarde, podendo ocorrer pancadas isoladas. A virada no tempo ocorre à noite, com a chegada do ar frio que fará os termômetros despencarem.
Sexta e sábado com geada e temperaturas negativas
A sexta-feira, dia 18, amanhece gelada em grande parte de Santa Catarina. As temperaturas mínimas variam entre 0°C e 8°C, mas nas áreas mais altas da Serra, como o Planalto Sul, os termômetros podem marcar entre -1°C e -3°C. A condição de geada será ampla, inclusive em regiões do Vale do Itajaí. Durante o dia, o tempo será firme, com sol predominando e temperaturas em elevação.
O sábado, 19, deve repetir o padrão: madrugada ainda mais fria, com mínimas que podem atingir -4°C nas áreas mais altas do estado. No Médio Vale, os moradores devem se preparar para mais uma manhã gelada e com forte potencial para geada, especialmente em áreas rurais.
Frio será menos intenso que o registrado no início do mês
Segundo a Defesa Civil, apesar da intensidade do frio, essa nova onda não deve ser tão rigorosa quanto a registrada no início de julho, quando uma massa de ar polar provocou temperaturas extremamente baixas em várias regiões.
Mesmo assim, é recomendado que a população do Médio Vale do Itajaí adote medidas de proteção contra o frio, como atenção redobrada com idosos, crianças e animais de estimação, além de cuidados com hortaliças e plantas sensíveis.
Fonte: Testo Notícias