Para celebrar a cultura e o turismo do Vale Europeu Catarinense pelos olhos das futuras gerações, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) está promovendo a 5ª edição dos concursos culturais: “Traços do Meu Vale” e “Poetizando Meu Vale – A Cultura do Vale Europeu Catarinense”.
Organizados pelo setor de Turismo e Cultura, esses concursos têm como objetivo principal envolver alunos do 4º ano de escolas municipais, estaduais e particulares dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. “Essa é uma excelente oportunidade para os alunos explorarem sua criatividade e se conectarem com as maravilhas culturais e naturais da nossa região”, destaca a coordenadora do Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu, Luciane Barth.
Segundo Luciane, o concurso “Poetizando Meu Vale – A Cultura do Vale Europeu Catarinense” visa promover a riqueza cultural da região do Vale Europeu Catarinense por meio das percepções dos alunos. “Os participantes são incentivados a criar poesias inéditas em folha A4, abordando temas como cultura, turismo, sustentabilidade entre outros. As poesias mais destacadas serão incluídas no livreto de poesias 2024 do Cimvi”.
Ela também explica que o concurso “Traços do Meu Vale” convida os alunos a expressarem suas percepções sobre os atrativos turísticos do Vale Europeu Catarinense por meio de desenhos e frases. Os trabalhos selecionados farão parte da nova edição do livro de desenhos da região. “Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das escolas participantes são incentivados a realizar seus desenhos em folha A4 conforme as especificações do regulamento, acompanhados de uma frase que expresse a emoção despertada pelo atrativo turístico”, complementa Luciane.
“A etapa escolar, que é a primeira fase do concurso, foi finalizada em agosto”, informa Luciane. “Nessa fase, as crianças produziram desenhos e poesias seguindo as regras do concurso, abordando temas como cultura, turismo, sustentabilidade, arquitetura, paisagem urbana e rural, artesanato, fauna, flora, aventura, eventos, gastronomia, folclore, personagens históricos, tradições, contos e religiosidade”.
Critérios
Após a produção dos trabalhos, cada escola forma uma Comissão Julgadora para selecionar o desenho ou poesia finalista de cada turma, seguindo os critérios estabelecidos nos editais dos concursos.
Os critérios de avaliação para as poesias incluem: a) linguagem poética; b) estrutura poética; c) originalidade e criatividade; d) coerência e coesão; e) ortografia, com cada item sendo pontuado de 0 a 10.
Já para os desenhos, os critérios são: a) ortografia e legibilidade da frase (de no máximo uma linha); b) conexão entre a frase e o desenho; c) uso de materiais permitidos (lápis grafite, lápis de cor, borracha, régua ou giz de cera); d) originalidade do atrativo turístico retratado, podendo adicionar elementos criativos relacionados à cultura, história e lendas locais; e) técnica artística e criatividade, também pontuados de 0 a 10.
Luciane ainda comenta que a etapa municipal está sendo iniciada em setembro. Os municípios participantes farão a seleção dos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. “Para essa etapa, cada município forma sua Equipe Julgadora, seguindo os mesmos critérios de avaliação”, destaca.
Este ano, o projeto “Vale Muito” conta com a participação de 180 professores capacitados, 3.372 alunos e 91 escolas. “Foram realizadas 140 palestras com conteúdos sobre turismo, cultura e sustentabilidade do Vale Europeu Catarinense. Ao todo, foram inscritos 155 desenhos e 151 poesias, com a participação de um aluno por turma”.
A Etapa Regional acontecerá em outubro, quando os campeões municipais disputarão o título regional. Serão 11 finalistas em cada concurso, avaliados por uma equipe julgadora conforme os critérios dos editais. Serão premiados o terceiro, segundo e primeiro colocados em cada categoria.
A cerimônia de premiação regional será realizada em Timbó, no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 13 de novembro.
As premiações para os finalistas incluem certificados, medalhas, camisetas personalizadas, bicicletas, kits de livros e, para os vencedores, troféus, estadias em hospedagens no Vale Europeu Catarinense, tablets, ingressos para atrativos turísticos, almoços típicos, além de prêmios para as escolas e professores envolvidos.