Em comemoração aos 100 anos da União dos Escoteiros do Brasil, foi lançado o Desafio das 100 mil árvores, com o objetivo de incentivar escoteiros de todo o país a plantar 100 mil mudas em diversas regiões. Com o tema “+100 anos de aventuras”, essa iniciativa busca promover a arborização de áreas urbanas e rurais, contribuindo para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas, fortalecendo o compromisso dos jovens com um mundo mais sustentável.
Nos últimos anos, temos presenciado um aumento significativo nas temperaturas, invernos cada vez menos rigorosos e a emergente necessidade de promover espaços arborizados. Além de proporcionarem sombreamento e conforto térmico, áreas arborizadas podem reduzir significativamente a temperatura local, tornando-se soluções naturais para melhorar a qualidade de vida e mitigar os impactos climáticos.
O desafio tem sido marcado por diversas ações de conscientização ambiental e plantio de mudas, organizadas por grupos escoteiros em diferentes regiões do país. Com o objetivo de reflorestar áreas degradadas e promover a preservação da natureza, essas iniciativas contam com o apoio de escolas, projetos ambientais e comunidades locais.
Em Timbó (SC), o Grupo Escoteiro Purpurata (Gepur) 168/SC deu um exemplo de engajamento e dedicação. De acordo com Silvana Mendonça, diretora financeira do Gepur, a Alcateia Francisco de Assis, a Tropa Escoteira Cosmos e a Tropa Sênior Vesúvio uniram esforços para plantar mudas de jacarandá-mimoso no pátio da Unidade de Saúde localizada no bairro Dona Clara. “Todos os jovens participaram ativamente do plantio, reafirmando o compromisso com a preservação ambiental e deixando um legado para as futuras gerações”, destacou Silvana.
A iniciativa do Grupo Escoteiro Purpurata demonstra como pequenos gestos podem ter grandes impactos, inspirando outras comunidades a se envolverem em ações que promovam um futuro mais verde e saudável para todos.