19.4 C
Timbó
sexta-feira, 25 de abril de 2025

Greve no INSS afeta comunidade

Data:

Greve no INSS afeta comunidade
Serviços foram paralisados e quem tinha atendimento agendado não foi avisado que as portas estaria …

BRUNA LALINE RAMOS/JMV

Foto: FOTO/ BRUNA LALINE RAMOS/JMV

 

 
TIMBÓ – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em greve em todo o país desde o dia 7 de julho e, em Timbó, os serviços também foram paralisados e a greve continuará por tempo indeterminado. A comunidade, ao chegar no INSS da cidade, se depara com as portas fechadas, uma placa que diz “fechado” e diversos cartazes informando que os servidores estão em greve geral.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC) e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), na pauta de reivindicações consta: “reajuste salarial e reposição de perda, incorporação das gratificações, Plano de Cargos e Carreiras, 30 horas para todos, data-base, concurso público já, fim do assédio moral, contra as terceirizações e paridade entre ativos e aposentados”. Nos cartazes colados nas portas de vidro do INSS de Timbó também está escrito: “Perda de direitos? Nem que a vaca tussa!”.
 Enquanto a redação do Jornal do Médio Vale esteve no local para conferir a situação, conversou com algumas pessoas da comunidade e constatou que aqueles que tinham atendimento agendado no INSS não foram informados antecipadamente sobre a paralisação dos serviços, sendo assim, se deslocaram ao Instituto e o encontraram com as portas fechadas.
Em nota, o Ministério da Previdência Social do Governo Federal informou que “os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social (APS) e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores, terão sua data de atendimento remarcada. O reagendamento será realizado pela própria APS e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento. O INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados”.
Na nota também consta que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar informações e orientar os segurados. Além disso, diz que “o Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos”. 
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.