19.2 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Grupo Folclórico ?Os Cinqüentões? completa 30 anos

Data:

Grupo Folclórico ?Os Cinqüentões? completa 30 anos
No dia 25 de março de 1984 o grupo realizava sua primeira apresentação, em Timbó …

BRUNA LALINE RAMOS/ESTAGIÁRIA/JMV

Foto: FOTO/Diogo Schimitz

 TIMBÓ – O Grupo Folclórico “Os Cinqüentões” surgiu no dia 25 de março de 1984, mesma data da comemoração dos 50 anos de Emancipação Política do município de Timbó. Este fato histórico deu origem ao nome do Grupo, que estava sendo criado para manter as tradições culturais, através da música de bandoneons.

Havia em Timbó, bem como em toda a região do Vale do Itajaí, pessoas que tocavam este instrumento, o bandoneon, e por influência do então prefeito, Ingo Frederico Germer, e com o empenho de Gerold Zickhur, iniciou um movimento de congregar diversos músicos de bandoneon, fundando um grupo, cuja primeira apresentação oficial foi realizada há exatos 30 anos, dia 25 de março de 1984.
O bandoneon era o instrumento musical dos colonizadores da região e por muitos anos não era tocado em público, em virtude da proibição do uso da língua alemã e italiana e de manifestações culturais durante a década de 1940, um dos reflexos da Segunda Guerra Mundial. Este fato também fez com que a maioria dos participantes do Grupo estivesse na faixa etária dos 50 anos. E assim estava criado o Grupo Folclórico “Os Cinquentões”.
Os Integrantes
Na primeira apresentação realizada, faziam parte do grupo: Augusto Klug, Ferdinando Thurow, Helidor Hordina, Leopoldo Krüeger, Leopoldo Teske, Luiz Krönke, Severino Oss-Emer, Walter Radüenz, Walter Schulemburg e Wilhelm Theilacker. Estes também são considerados os fundadores dos “Cinqüentões”.
Ao longo destes 30 anos de história, foram realizados inúmeros ensaios e apresentações e novos integrantes começaram a aparecer no Grupo, como: Emilio Reguse, Francisco Reiter, Rudolfo Koes, Mario Imme, Werner Schei, Hugo Stefen, Alfredo Annklam, Walter Annklam, Haroldo Fiebes, Harri Fiebes, Otvino Fiebes, Norberto Viebrantz, Ivan Voigt, Rodrigo Kienen, Wigando Viebrantz, Germano Klug e Armando Hein.
Atualmente, o Grupo Folclórico “Os Cinquentões” conta com 14 integrantes: Alexandre Darlei Schreiber, Anderson Mandel, Bertoldo Viebrantz, Daniel Schubert, Egon Viebrantz, Eliane Koepsel Bloedorn, Inacio Frotscher, Leopoldo Teske, Marco Theiss, Nilton Theilacker, Reinwald Viebrantz, Sido Kopsch, Valter Liller Neto e Vendelin Voigtlaender. De todos os músicos que passaram pelo Grupo, desde a fundação, mantém-se ativo Leopoldo Teske, hoje com 69 anos de idade e 54 anos dedicados à música. 
As Apresentações
“Os Cinqüentões” sempre foram muito requisitados nas festas de Rei e Rainha dos Clubes de Caça e Tiro, em festas tradicionais de Timbó e em toda Santa Catarina. A trajetória do Grupo também ultrapassou as fronteiras do Estado, realizando apresentações no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Desde sua fundação até os dias de hoje, o Grupo sempre recebeu apoio da Prefeitura de Timbó, através da Fundação Cultural, que inclusive incluiu em seus cursos o de bandoneon, ministrado por professores com profundo conhecimento nesta arte, conseguindo assim, manter viva a chama da tradição musical deste instrumento.
Para comemorar os 30 anos, “Os Cinqüentões” vão realizar algumas apresentações no município ao longo do mês de abril, entre elas uma no Esporte Clube Água Verde, no dia 12, e outra na Sociedade Duque de Caxias, dia 20.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui