quarta-feira, 11 de março de 2026
23.6 C
Timbó
quarta-feira, 11 de março de 2026

Hipercaminhada reúne aproximadamente 90 pessoas

Data:

Hipercaminhada reúne aproximadamente 90 pessoas
No município há 790 pessoas cadastradas como hipertensas no Sistema de Atenção Básica …

TAÍSE HEBERLE DE LIMA/JMV

Foto: Fotos: PMB

TAÍSE HEBERLE DE LIMA/JMV
[email protected]

BENEDITO NOVO – Na tarde da última sexta-feira, dia 14 de junho, aconteceu a 2ª Hipercaminhada, com o intuito de estimular a prática de exercícios físicos e prevenir a hipertensão em Benedito Novo. Objetivando ainda propiciar um momento de aprendizado sobre a hipertensão, ou seja, como prevenir, tratar, conhecer hábitos saudáveis e substituição do sal com temperos alternativos. Participaram do evento aproximadamente 90 pessoas.
A Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Benedito Novo também aderiu a Campanha do Ministério da Saúde e realizou pelo segundo ano consecutivo a Hipercaminhada. O evento teve o início na Praça, em frente à Prefeitura Municipal de Benedito Novo, na qual foram realizadas atividades como aferição da pressão arterial, distribuição de bonés e também de camisetas para os participantes do grupo de ginástica coordenado pelo professor Alexandre e para todos os profissionais de saúde do município. Este evento contou também com o apoio da Secretaria Estadual de Educação de Benedito Novo.
Após a verificação da pressão arterial dos participantes, os que apresentaram valores dentro da normalidade (normotensos) receberam um adesivo na qual diz “Eu sou 12 por oito” identificando estes participantes. Os demais pacientes que apresentaram no momento da aferição da PA números elevados, receberam outro adesivo, onde estava descrito “Hipertensão cuide-se agora!”. 
Após todos terem verificado a pressão arterial foi realizado alongamento e após teve início a caminhada até o Pavilhão de eventos de Benedito Novo, na qual contou com apoio e colaboração da Polícia Militar, para bloquear parte do trânsito. Após a caminhada, todos participaram de uma palestra proferida pelo médico Haroldo Garcia Barbosa, que atua na unidade de Alto Bendito, na qual enfatizou que “a hipertensão não tem cura, mas tem controle e a prevenção é o melhor caminho”. Ele lembrou também de que as pessoas nunca devem se automedicar, utilizar medicamentos sem ter a recomendação médica.
No Brasil, como em todo o mundo observa-se que, devido ao estilo sedentário da vida moderna e a outros fatores de risco como a obesidade, o tabagismo e o excesso de sal e gordura na alimentação, vem aumentado o número de pessoas hipertensas. No município de Benedito Novo há 790 pessoas cadastradas como hipertensas no Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), mas não reflete a realidade. A Hipertensão é considerada uma doença silenciosa e muitas pessoas ainda vão ser diagnosticadas, no Siab estão apenas aqueles que já descobriram a doença.
Dos pacientes que utilizam as unidades de Saúde de Benedito Novo para verificação da pressão arterial, muitos apresentam resultados acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Portanto todas as equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF) de Benedito Novo reconhecem a necessidade de educação permanente no que se refere a hábitos saudáveis de alimentação e orientação em saúde, estimulando assim os pacientes a prevenção, tratamento e controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).
Quando se fala sobre doenças cardíacas, ela está sempre bem próxima, no papel de coadjuvante. A hipertensão ou pressão alta, como é conhecida no dia a dia, pode ser resumida como um desequilíbrio no sistema circulatório causado pelo aumento na contração ou rigidez na parede das artérias, provocando maior pressão. A doença é diagnosticada quando a pressão arterial é igual ou superior a 140 por 90, e pode causar problemas em uma série de órgãos, como artérias, rins, olhos, cérebro e, principalmente, coração.
Entre 2006 e 2009, a taxa de brasileiros diagnosticados com hipertensão cresceu de 21,5% para 24,4%, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, assim foi criado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, celebrado todo o ano em 26 de abril. A preocupação com o avanço da doença fez o Ministério da Saúde lançar uma ampla campanha de mídia, com um site inteiramente dedicado a divulgar informações sobre a enfermidade, chamado “Eu sou 12 por 8” (www.eusou12por8.com.br), em referência à taxa ideal da pressão arterial.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.