A 20ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), que começou no domingo, dia 12 e segue até o dia 25 de janeiro, com mais de 200 apresentações gratuitas e uma estrutura renovada, foi marcada por uma cerimônia especial que comemorou os 20 anos do evento. O festival homenageou seu idealizador, Alex Klein, os alunos e a cantora Elis Regina, que completaria 80 anos em 2025.
A abertura contou com a execução do Hino Nacional, interpretada por Alex Klein no oboé e Rita Constanzi na harpa. A noite também incluiu uma homenagem especial aos estudantes que participaram de todas as edições do festival, além de celebrar a participação inédita de músicos africanos de Moçambique e São Tomé e Príncipe. O encerramento foi brilhante por um emocionante show de MPB em tributo a Elis Regina, com a participação de professores do festival e da premiada cantora Lívia Nestrovski.
Durante os discursos, o maestro Alex Klein destacou a importância da igualdade e das oportunidades como valores centrais do evento. Também discursaram Monika Conrads, diretora do Femusc; Luis Leigue, presidente do conselho da SCAR; Jair Franzner, prefeito de Jaraguá do Sul; e a senadora Ivete Silveira, esposa do então governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, responsável pela criação do festival em 2006 ao lado de Klein.
Hoje, 13 de janeiro, o destaque da programação é o Concerto das Nações , que reúne alunos do México, Costa Rica, Venezuela, Uruguai, Peru, Paraguai, Itália, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Argentina, Chile e Colômbia. O concerto acontece no Grande Teatro da SCAR, às 20h30.
Antes disso, às 19h, começam os shows de música popular brasileira na Sala Multiuso 1. Às 20h30, também acontece a série de recitais de Música de Câmara no Pequeno Teatro, com a violinista australiana Nara Lee. A palestra da série Musicalmente Falando terá como tema “A África vem ao Femusc”, conduzida pelo maestro e idealizador do festival Alex Klein.
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do Femusc 2025, serão transmitidas ao vivo diariamente, às 19h e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube do Instituto Femusc.
Os vídeos dos concertos também estarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o Femusc
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o Femusc conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, além do apoio de Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro. O Femusc é realizado pela SCAR – Centro Cultural, Instituto Femusc e Prefeitura de Jaraguá do Sul.