31.4 C
Timbó
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Igreja da Ressurreição: 50 anos abençoando gerações

Data:

“Comemorar 50 anos de fundação de uma igreja é um marco significativo que simboliza não apenas a longevidade da instituição, mas também a celebração da fé, da comunidade e da história. No dia 27 de outubro, domingo, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Timbó celebrará os 50 anos da Igreja da Ressurreição, inaugurada nesta mesma data em 1974”.As palavras são do pastor da Comunidade Luterana Cristo Redentor, Ademar Kroenke, que convida todos a participar do culto em comemoração ao cinquentenário da Igreja da Ressurreição. A celebração será realizada no domingo, às 9h, com a presença do pastor Sinodal Alan Schulz.

Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), o pastor Kroenke compartilhou algumas informações sobre a história da fundação da Igreja da Ressurreição. “Para reunir informações históricas, realizei algumas pesquisas, sendo que as mais relevantes estão no livro do pastor Nelso Weingärtner: ‘História da Comunidade Evangélica de Timbó’”.

- Publicidade -

No livro, conforme Kroenke, consta que, em 1970, a Comunidade se reuniu em Assembleia para discutir uma segunda reforma na antiga igreja. Após debate e votação, decidiu-se pela demolição do edifício antigo e pela construção de um novo templo. Durante o ano, foram solicitados projetos para a nova construção. Por unanimidade, foi escolhido o anteprojeto apresentado por Gerhard Jurk.

Foi formada uma comissão de construção composta por Helmuth Hanemann, Maurício Germer, Gerold Bläse, Otto Herweg, Alidor Pieritz e Herbert Seifert. O Conselho Fiscal era integrado por Arthur Hochheim, Reny Becker, Heinzi Borchard, Heinz Zickuhr, Walter Radünz, Kunibert Röder, Reginald Klitzke e Carlos Borchardt, além dos pastores Nelso Weingärtner e Horst Baumgarten, este último a partir de 1973. Essa comissão se reuniu 14 vezes ao longo de 1971 para estudar detalhes e planejar a construção.

MUITAS MÃOS

O pastor ainda relata que “a Pedra Fundamental foi lançada em um culto solene no dia 12 de dezembro de 1971, com a presença de diversas autoridades religiosas e civis e uma grande participação da comunidade. A Igreja da Ressurreição foi erguida no mesmo local da antiga igreja, que serviu à comunidade por 80 anos. A construção iniciou oficialmente em março de 1972. O terreno foi preparado pela Prefeitura Municipal de Timbó, sem custos para a Comunidade. A escavação da fundação contou com a ajuda de membros de toda a Paróquia, liderados pelos empreiteiros Kunibert Röder e Heinz Zickuhr. Em 4 de janeiro de 1974, começaram as escavações para a fundação da torre, que exigiram a colocação de estacas com 18 metros de profundidade até atingir a rocha”.

Kroenke observa que, conforme os registros, “a construção da Igreja mobilizou o comércio, a indústria e a população como um todo. Essa união em torno do projeto e sua realização possibilitaram que a inauguração da Igreja ocorresse em 27 de outubro de 1974”.

MAIOR TEMPLO DA AMÉRICA LATINA

O pastor comenta que “desse período de construção, aprendemos que, quando a Comunidade se une em prol de um propósito e coloca seu desejo sob a bênção de Deus, tudo é possível. Atualmente, a Igreja da Ressurreição está sob a responsabilidade administrativa da Comunidade Cristo Redentor (Centro). O espaço acolhe cultos, formaturas, concertos entre outros eventos. Acredita-se que a Igreja da Ressurreição seja o maior templo Evangélico Luterano da América Latina, com capacidade para 1.200 pessoas. Felizmente, ainda temos celebrações que reúnem muitas pessoas em seu interior. Fica o convite para conhecer, participar e contribuir com alegria para a manutenção dessa bela obra legada por nossos antepassados. Esta obra não foi erguida apenas com recursos financeiros, mas também com muito suor e amor”.

Para concluir, o pastor deixa o convite: “Venha neste domingo, às 9h, celebrar conosco o 50º aniversário da igreja”. O culto será oficiado pelo pastor Ademar Kroenke e pelo pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Alan Schulz. “Contaremos ainda com a participação do Coral da Comunidade, distribuição de lembranças e uma confraternização em mesa. Venha celebrar conosco!”

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui