“A comemoração dos 50 anos de fundação da Igreja da Ressurreição foi um momento de honra ao passado, valorização do presente e inspiração para o futuro”. Com essas palavras, o pastor Ademar Kroenke, da Comunidade Luterana Cristo Redentor, resumiu o espírito da comemoração realizada na manhã de domingo, dia 27 de outubro. “A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana celebrou o cinquentenário com um culto especial na Igreja da Ressurreição, localizada no Centro, reunindo membros, visitantes e diversas lideranças, com destaque para a participação do pastor sinodal Alan Schulz”.
Em sua pregação, o pastor Sinodal, Alan Schulz refletiu sobre o legado da Reforma e o significado de ser uma Comunidade Evangélica Luterana no contexto brasileiro e timboense, fundamentando sua mensagem na Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 3, versículos 19 a 28. Segundo Kroenke, “ foi uma oportunidade de aprofundar o entendimento sobre nossa fé e missão”.
Durante os avisos, as autoridades da comunidade também puderam se pronunciar. O presidente da Comunidade, Edney Jeferson Piske, convocou a todos com uma saudação baseada no versículo de Josué 1:9, incentivando a comunidade a ser forte e animado, com fé e alegria para honrar o legado dos antepassados. Já o presidente da Paróquia e membro do Conselho Sinodal, Herlon Gilberto Hinsching, parabenizou a comunidade pela obra e pelo impacto de suas ações na cidade de Timbó.
Um momento de grande recordação marcou a fala de Alidor Pieritz, ex-prefeito de Timbó (1974-1977), lembrando que no ano de 1974, foi quando a igreja foi inaugurada. Pieritz lembrou a assembleia que aprovou a construção da nova igreja devido aos problemas estruturais da anterior, agradecendo aos que desenvolveram, especialmente aos pastores Nelso Weingärtner e Horst Baumgarten, que lideraram a comunidade na época.
A celebração também homenageou diversos grupos e líderes que tem se destacado ao longo dos anos. Foi lembrado doo fotógrafo timboense André Schroeder, o “Pilo”, que cedeu uma imagem marcante como lembrança do cinquentenário. Após as homenagens e a oração de encerramento, o Coral da Comunidade entoou cânticos inspiradores, finalizando o culto em uma atmosfera de alegria e gratidão.
Logo após, a comunidade se reuniu para uma confraternização, com um café organizado pelas senhoras da OASE e pelo presbitério da igreja. Os participantes apreciaram uma exposição com fotos dos pastores que serviram em Timbó e um armário restaurado recentemente, doado por Fridolino e Teresinha Metzker, onde agora são guardados os utensílios da igreja.
O pastor Ademar Kroenke concluiu com emoção: “Esse dia marcou uma manhã de vitórias e celebrações para a comunidade, encerrando-se ao meio-dia. Que essa casa de Deus continue sendo um espaço de fé e missão, fortalecendo nossa comunidade para o trabalho do evangelho.”