26.9 C
Timbó
quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Indaial e Blumenau recebem apresentações do projeto Jodler – Os Cantos do Tirol, do Volkstanzgruppe Grünes Tal, até dezembro

Data:

O projeto Jodler – Os Cantos do Tirol chega às cidades de Indaial e Blumenau com apresentações gratuitas até dezembro, trazendo música, dança e tradição germânica ao público. Realizado pelo grupo folclórico alemão Volkstanzgruppe Grünes Tal, o espetáculo valoriza a herança cultural do Tirol por meio de performances artísticas que unem canto, interpretação e coreografias típicas.

No dia 29 de novembro, a apresentação ocorre durante o Natal Polonês, na Igreja Católica Santo Estanislau Kostka, em Indaial. Já no dia 12 de dezembro, o grupo se apresenta na Escola Básica Municipal Bilíngue Rodolfo Hollenweger, em Blumenau. Todas as atividades do projeto são gratuitas e abertas às entidades contempladas e ao público em geral.

Segundo João Paulo Wust, coordenador do projeto, diretor artístico e coreógrafo do Volkstanzgruppe Grünes Tal, o objetivo é promover a troca de experiências culturais e destacar tradições tirolesas como o Jodler e o Almabtrieb. “O diferencial está na inserção de recursos pouco comuns entre grupos folclóricos brasileiros, como a música ao vivo e a integração entre canto, dança e interpretação”, explica Wust.

A trilha sonora foi produzida pela musicista e folclorista Mônica Kropp, responsável pelos arranjos musicais, enquanto as coreografias foram adaptadas por Wust. O espetáculo narra a história do Jodler, estilo de canto tirolês caracterizado por rápidas mudanças de tom, e do Almabtrieb, tradicional descida do gado das montanhas para os vales. “A narrativa combina dança, canto e elementos simbólicos como o Krampus e a música dos sinos, criando uma homenagem sensível às manifestações culturais tirolesas”, destaca o diretor artístico.

O projeto Jodler – Os Cantos do Tirol é uma Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), dentro do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. Em outubro, o grupo apresentou o espetáculo na abertura do Festival de Danças Germânicas, durante a Oktoberfest Blumenau 2025, e no primeiro semestre de 2026, levará a montagem para as crianças e jovens da Casa São Felipe Neri, em Blumenau.

Sobre o Volkstanzgruppe Grünes Tal

Fundado em setembro de 1992, o Volkstanzgruppe Grünes Tal nasceu em Blumenau a partir da dedicação de Ary e Itala Lingner (in memoriam), que buscaram preservar as raízes germânicas de sua família. O grupo representa culturalmente a cidade de Dresden (Sachsen), baseando seus trajes e danças nas tradições da região. Em 2022, comemorando 30 anos de história, o grupo lançou o Tracht der Magdeburger Börde, traje histórico da região de origem da família fundadora.

Reconhecido nacionalmente, o Grünes Tal participa de eventos como a Sommerfest e a Oktoberfest Blumenau, além de representar Santa Catarina em festivais como a Semana Alemã em Goiás e a Semana dos Estados, em Brasília.

O público pode acompanhar novidades e bastidores do grupo no perfil oficial: @grunestalblumenau.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.