O evento foi focado na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.
O Parlamento Jovem de Indaial marcou presença no XIII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, realizado nesta quarta-feira (6), no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis.
O evento, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Alesc, reuniu aproximadamente 1.200 jovens parlamentares de 62 municípios catarinenses.
A programação desta edição foi voltada à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Com palestras conduzidas por Fernando Assanti, jornalista e presidente do Instituto Selo Social, e Mahryan Sampaio, ativista e embaixadora da Juventude da ONU, os estudantes foram estimulados ao debate e incentivados na promoção de ações para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e assegurar condições de vida dignas e sustentáveis a todos.
Para a estudante Sara Gabrielly Kloehn, o evento teve saldo positivo para a legislatura, pois, em suas palavras, “aprendemos um pouco dos ODS e que podemos ajudar doando alimentos e roupas, sendo voluntários e poupando energia dentro de casa”. Ela finalizou dizendo que fará sua parte para atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Já a vereadora jovem Maria Antônia da Veiga destacou que os ODS são ferramentas poderosas para aprofundar os temas relacionados à sustentabilidade e à qualidade de vida. Para ela, é fundamental “começarmos a repensar nossos atos para ajudar o planeta”.
Eleições do Parlamento Jovem
As escolas de Indaial já estão se organizando para as eleições do Parlamento Jovem 2025. Nesta edição, o programa conta com a participação de 20 instituições de ensino, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Cada escola é responsável pela definição das normas para a escolha dos vereadores jovens e seus suplentes, podendo optar por eleições diretas ou indiretas, avaliação de redação ou oratória, ou ainda análise curricular.
A data limite para a seleção dos representantes e o envio dos nomes dos candidatos eleitos à Câmara é dia 18 de novembro.
Quem pode participar?
Estudantes de escolas municipais, estaduais, particulares e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) estão convidados a participar. A oportunidade é aberta para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além de estudantes da Apae alfabetizados e matriculados em programas de Iniciação para o Mercado de Trabalho (IPT), Oficinas de Pré-qualificação ou Oficinas Terapêuticas Protegidas.
Escolha e Diplomação dos Vereadores Jovens
Os nomes dos representantes escolhidos (vereadores jovens e suplentes) de cada instituição deverão ser enviados para a Câmara até o dia 18 de novembro de 2024. Após essa fase, a Câmara Municipal organizará um curso preparatório para os eleitos em fevereiro de 2025, ocasião em que os jovens serão instruídos sobre a legislatura e a sessão solene de diplomação, que deve ocorrer também em fevereiro