sexta-feira, 24 de abril de 2026
27.8 C
Timbó
sexta-feira, 24 de abril de 2026

Indaial reforça combate à dengue e chama população à prevenção

Data:

Em cada quintal cuidado, em cada recipiente esvaziado, existe um gesto silencioso de proteção. Em Indaial, o combate à dengue segue como um compromisso coletivo — daqueles que se constroem no dia a dia, com atenção, responsabilidade e um olhar voltado ao bem comum. O boletim informativo atualizado em 23 de abril de 2026 traz números que acendem o alerta, mas também reforçam a importância de agir agora.


O município contabiliza 766 focos do mosquito Aedes aegypti, além de 247 casos notificados, 18 casos suspeitos e três confirmados da doença. Até o momento, não há registros de internações em enfermaria ou UTI, nem de óbitos — um dado que traz alívio, mas não diminui a urgência da prevenção.


A dengue, muitas vezes invisível no cotidiano, se instala nos pequenos descuidos. E é justamente por isso que o enfrentamento começa dentro de casa, no cuidado com detalhes que fazem toda a diferença.

Um mapa que pede atenção

O levantamento por bairros revela que o mosquito segue avançando por diferentes regiões da cidade. Estrada das Areias concentra o maior número de focos, com 119 registros, seguida por Rio Morto (101), Benedito (84) e Encano do Norte (76). Também apresentam índices elevados os bairros Warnow (58), Encano (54), Carijós (51) e Tapajós (49).


Outras localidades como Estados (32), Nações (28), Mulde (22), Ribeirão das Pedras (21) e Centro (20) seguem sob atenção, assim como Sol (17), João Paulo II (12), Estradinha (11) e Arapongas (10). Polaquia registra apenas um foco, enquanto Encano Alto e Encano Central permanecem sem ocorrências.


Mais do que um retrato estatístico, esse mapa revela a necessidade de união. A dengue não escolhe endereço — e é justamente por isso que cada morador tem um papel fundamental nessa luta.

Um cenário que inspira, mas
não permite descuido

Enquanto Indaial intensifica suas ações, o cenário nacional traz sinais positivos. Em 2026, o Brasil registrou uma redução de 75% nos casos de dengue em relação ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a 11 de abril, foram 227,5 mil casos prováveis, bem abaixo dos mais de 916 mil registrados no mesmo intervalo de 2025.


Os dados, apresentados durante a Expoepi, em Brasília, refletem o fortalecimento das ações integradas entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. Estratégias como o uso ampliado de ovitrampas, insetos estéreis e o método Wolbachia, além da vacinação de crianças, adolescentes e profissionais de saúde, vêm contribuindo para esse avanço.


Ainda assim, o alerta permanece. “Mesmo com esses avanços, a dengue ainda é a doença que mais nos desafia”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao reforçar a importância de ampliar as ferramentas de prevenção e controle.

Prevenir é um ato de cuidado

Em Indaial, a mensagem é clara: cada atitude conta. Eliminar água parada, manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e cuidar dos espaços externos são ações simples, mas que salvam vidas.


O enfrentamento à dengue vai além das políticas públicas. Ele nasce dentro de casa, se fortalece na vizinhança e ganha força na consciência coletiva. Porque, no fim, proteger a cidade é também proteger quem vive nela.


E, entre números e estatísticas, permanece a certeza de que o cuidado — quando compartilhado — tem o poder de transformar realidades.

Últimas Notícias

error: Conteúdo protegido de cópia.