Junho tem previsão de frio intenso
Entrada do mês que inicia o Inverno já registra temperaturas baixa e geada em diversos pontos do E …
Clarice Graupe Daronco / JMV

TIMBÓ – Chegamos ao mês que inicia a Estação mais charmosa do ano: o Inverno. Com previsão de iniciar no dia 21/22 de junho, o Inverno já deu o seu ar da graça nos primeiros dias do mês de junho, quando foram registradas baixas temperaturas em algumas regiões do Estado. Segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, o mês de junho será de frio intenso e com geada em vários pontos do Estado.
Para hoje, dia 3, a previsão é de sol entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina, com mais nuvens e nevoeiros na madrugada e manhã. A madrugada registrou temperatura próxima a 0°C, negativa nos pontos mais altos do Planalto, com condição favorável à formação de geada principalmente nas áreas altas do Meio Oeste e Planalto.
Já amanhã, dia 4, a previsão é de pequenas aberturas de sol com variação de nuvens na maior parte do dia. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta com chuva à noite no Litoral Norte e Planalto Norte. A temperatura segue sem grande elevação no decorrer do dia e próxima a 0°C, negativa nos pontos mais altos do Planalto pela manhã, com geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto.
No domingo, dia 5, a previsão é de chuva por alguns momentos especialmente do Oeste ao Litoral Norte e em área próximas do Paraná e temperatura em gradativa elevação.
Segundo informações do Agrônomo, Ronaldo Coutinho e do Meteorologista, Bruno Maon Fernandes, do Climaterra, o registro de frio em maio marcou o início do Inverno, que começou mais cedo este ano no Estado. Os meses de junho e julho tendem a ser abaixo da média com alguma chance de intervalos curtos de calor. Risco maior de máximas e mínimas mais extremadas (fora do padrão, tendendo mais para o frio). Também existe a previsão de geadas frequentes de agora até o fim do Inverno em boa parte do Estado e já com risco de algum evento no litoral e Vale do Itajaí. No geral a previsão para os próximos 45 dias é de vários dias frios a bem frios para época (risco de 2 a 4 massas frias bem intensas no período), alguns dias agradáveis e poucas dias bem quentes.
Coutinho explica que este ano de 2016 estamos indo para La Niña e boa parte do Inverno estará sob sua influência, além do Atlântico sul mais frio que nos anos anteriores, teremos um Inverno mais longo e que deverá avançar dentro da Primavera que tenderá ser mais fria que o normal no Estado. Este quadro irá favorecer a ocorrência de geadas mais intensas entre a segunda quinzena de agosto/setembro nas áreas não tão frias e entre outubro e novembro nas áreas mais altas, acima dos 900/1100 m, serão geadas com potencial de danos.



