Em meio ao verde da natureza e ao murmúrio dos rios que cercam a península de Rodeio 12, um sonho que nasceu do encontro entre fé, visão e dedicação completa quatro décadas. No domingo, dia 22 de junho, o Centro de Formação e Eventos Lar Rodeio 12 celebrará seus 40 anos de história com um culto especial às 10h, na Capela 12 Apóstolos, seguido do descerramento de placas em homenagem a pessoas fundamentais para sua fundação e trajetória.
Entre os homenageados estão os pastores Nelso Weingärtner, Horst Baumgarten e Meinrad Piske, além de sua esposa, Resilde Piske, e do incansável presidente da Comissão de Construção, Alidor Pieritz. Nomes que ajudaram a moldar, com mãos e coração, esse espaço de espiritualidade, formação e encontros.
Em entrevista, o pastor emérito Ingo Piske compartilhou memórias que entrelaçam história e sentimento: “Celebrar 40 anos é muito mais do que relembrar datas. É honrar uma caminhada construída com amor, coragem e esperança. Cada pedra aqui tem um nome, cada árvore abriga uma lembrança”.
O início dessa trajetória remonta aos anos 1960, quando surgiram, na direção da IECLB, as primeiras reflexões sobre a necessidade de formar lideranças e pastores em Santa Catarina e no Paraná. Mas foi apenas em 1979 que o destino revelou seu toque poético. Em um inusitado passeio de canoa pelo rio Benedito, os pastores Nelso Weingärtner e Horst Baumgarten perderam-se e acabaram desembarcando, ao amanhecer, em um local encantador. “Era como se Deus os tivesse guiado até ali”, comenta o pastor Ingo Piske, com emoção. A visão era clara: aquele pedaço de terra, cercado por água e silêncio, seria o lugar ideal para retiros e encontros espirituais.
Com o apoio da comunidade, o terreno foi adquirido e, em 1985, sob a liderança do pastor regional Meinrad Piske – natural de Timbó e primeiro pastor timboense – o projeto tomou corpo. “Ele foi mais do que um fundador. Foi o coração pulsante dessa missão, sempre acompanhado com carinho e sensibilidade por sua esposa, Resilde”, lembra o pastor Ingo Piske. A ornamentação da Capela 12 Apóstolos, por exemplo, traz o toque dela, delicado e cheio de alma.
A Comissão de Construção, presidida por Alidor Pieritz, e o esforço de comunidades, distritos e parceiros internacionais, como a Igreja Evangélica da Baviera, foram determinantes para que o Centro se tornasse realidade. E, ao longo desses anos, o Lar Rodeio 12 acolheu retiros, encontros sinodais, cursos de formação e momentos de silêncio fecundo. Também enfrentou desafios, como o difícil período da pandemia, superado com união e resiliência.
“Agora, quatro décadas depois, o Lar é mais do que um espaço físico. É um símbolo de pertença, um refúgio de espiritualidade, um terreno onde a missão de Deus continua a florescer. Convido todas e todos a estarem conosco nesta celebração. É um momento de gratidão, memória e renovação”, destaca o pastor emérito Ingo Piske, ao concluir: “Quarenta anos depois, o eco da fé plantada em Rodeio 12 continua a ressoar entre as árvores e os corações que por lá passam”.