O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) intensificou os atendimentos volantes em diversos municípios, incluindo Benedito Novo, Blumenau e Gaspar, do Médio Vale do Itajaí, por meio do projeto Justiça Eleitoral em Movimento (JE em Movimento). No primeiro semestre de 2025, foram realizados 2.783 atendimentos em 22 municípios, com o objetivo de ampliar os atendimentos e atualizações cadastrais eleitorais, antecipando demandas para as Eleições Gerais de 2026.
O projeto Justiça Eleitoral em Movimento (JE em Movimento), promovido pelo TRE-SC, foca em municípios que não são sede de Cartórios Eleitorais. Carlos Gerber, coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral, incentiva os eleitores a anteciparem o atendimento ainda em 2025 para evitar filas, especialmente aqueles que precisam atualizar o cadastro eleitoral devido a casamento, divórcio, paternidade reconhecida ou mudança de estado ou município. Além disso, é possível incluir nome social e quitar multas.
Eleitores com biometria coletada podem realizar a maioria dos atendimentos online, através do aplicativo e-Título ou do Autoatendimento Eleitoral no site do TRE-SC. No entanto, quem ainda não fez a coleta biométrica deve agendar atendimento presencial no Cartório Eleitoral ou comparecer aos atendimentos volantes do JE em Movimento.
O ciclo do JE em Movimento, iniciado em março de 2025, contabilizou 69 atendimentos em 22 municípios durante o primeiro semestre. Além dos municípios do Médio Vale do Itajaí, os atendimentos foram realizados em: Águas Frias, Balneário Camboriú, Belmonte, Cunha Porã, Doutor Pedrinho, Florianópolis, Forquilhinha, Imbuia, Itapema, Leoberto Leal, Morro da Fumaça, Nova Itaberaba, Nova Veneza, Rio Negrinho, São José, Saudades, Schroeder, União do Oeste e Urubici. A agenda do JE em Movimento é constantemente atualizada com novos atendimentos previstos até o final do ano.