20.5 C
Timbó
quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Morro Azul: o segredo do melhor queijo do mundo

Data:

Pomerode se destaca em várias áreas e, atualmente, o setor alimentício, especificamente a linha de queijos, vem conquistando grandes prêmios. O Queijo Morro Azul, da Pomerode Alimentos, foi eleito o melhor queijo do mundo em uma competição internacional sediada em São Paulo (Brasil). No dia 12 de abril, aconteceu o Concurso de Melhor Queijo e Produtos Lácteos no 3º Mundial do Queijo do Brasil, sediado no estado de São Paulo (Brasil). No final de 2023, ele já havia sido premiado como o melhor queijo da América Latina no 35º World Cheese Awards, realizado na Noruega. Na ocasião, o queijo levou a medalha Super Ouro pelo segundo ano consecutivo.

Mas o que fez o queijo Morro Azul ser o melhor do mundo? Foi isso que a redação do Jornal do Médio Vale foi descobrir. Visitamos a fábrica da Pomerode Alimentos para tentar desvendar o segredo do melhor queijo do mundo.

- Publicidade -

História

A Pomerode Alimentos é o reflexo de todo o esforço, dedicação e experiência no desenvolvimento de produtos de qualidade e, principalmente, muito saborosos. A nova fase da empresa começou em 2013. A família, que já havia fundado anos antes a cervejaria Eisenbahn, iniciou em 2017 a produção de queijos autênticos, tradicionais e muito saborosos, incluindo queijos de mofo branco, semiduros, fundidos, fondues e geleias 100% naturais. Assim nasceu a marca Vermont.

A Fábrica

Instalada na rua dos Atiradores, no centro de Pomerode, a empresa tem, além da fábrica, uma loja que comercializa diversos produtos fabricados. A visita foi guiada pelo responsável do setor de Marketing, Davi Berndt.

Logo na entrada da fábrica, é possível ver o local onde o leite é entregue, um tonel de 5 mil litros de leite de vaca, coletado de uma cooperativa da região que reúne leite de pequenos produtores rurais da cidade. “Recebemos leite todos os dias e, antes de utilizá-lo, é feita uma análise de qualidade do produto”, informa Berndt.

Há também queijos produzidos com leite de ovelha, indicados para pessoas que têm alergia à caseína. Importante ressaltar que, no caso dos queijos maturados, durante esse processo toda a lactose é eliminada.

Atualmente, cerca de 40 funcionários trabalham na empresa, com a produção diária de 11 tipos de queijo. Cada queijo tem seu tempo de maturação e produção específica.

Produção de
Queijos Artesanais

A redação do JMV conheceu de perto a produção dos queijos de mofo branco, entre eles o premiadíssimo Morro Azul.
O primeiro passo é a recepção do leite, seguida pela adição das culturas lácteas, depois a coagulação, o corte da coalhada, a enformagem e o processo de salga, onde cada queijo recebe uma dosagem específica de sal. Um diferencial da Vermont é que o queijo é salgado após ser desenformado. Os queijos de mofo branco passam pelo processo na salmoura e os queijos semiduros são salgados a seco. Logo depois do processo de salga, ocorre a secagem, a maturação e a embalagem. Para o leitor ter noção, o tempo de maturação de cada queijo é diferente. O Vale do Testo, por exemplo, fica no processo de maturação até um ano, sendo lavado três vezes por semana com uma solução que inclui água, sal e microorganismos que intensificam seu sabor, como a bactéria Brevibacterium linens.

Degustação

O visitante que tem a oportunidade de imergir no mundo dos queijos pode realizar uma deliciosa degustação com os principais queijos produzidos.


Queijos a serem degustados: Vale do Testo, Família Sudbrack, Morro Azul, Tomme Vaudoise, Dos Mendes e o Pomerode. Cada queijo tem sua característica peculiar, e o interessante é que, antes de experimentar, o visitante recebe uma ampla explicação do processo de produção do queijo.

Premiado Morro Azul

O queijo Morro Azul faz parte da linha Vermont. A produção é totalmente artesanal e manual, com os queijos feitos sob a ação do mofo branco, como os famosos Brie e Camembert, o suíço Tomme Vaudoise e o hoje queridinho e mais procurado Morro Azul. Importante ressaltar que a empresa também produz o queijo semiduro Vale do Testo.

O Morro Azul passa por um processo de produção voltado para a retenção de umidade, sempre com o objetivo de conferir alta cremosidade ao queijo. Ele é salgado e posteriormente envolto em uma cinta de madeira (feita em outra cidade) que garante a estrutura arredondada, ajudando também na composição do aroma e do sabor. Conhecido por sua cremosidade e sabor diferenciado, o queijo é livre de lactose, sem adição de enzima lactase. Lembrando que a lactose é eliminada naturalmente na produção dos queijos maturados.

Premiações: Medalha de Bronze no V Prêmio Queijo Brasil, Medalha de Ouro no Mundial do Queijo Brasil 2022, Medalha de Super-Ouro no World Cheese Awards 2022 (País de Gales), Medalha de Super-Ouro no World Cheese Awards 2023 (Trondheim/Noruega) e mais uma recente Medalha Super-Ouro no Mundial Queijo Brasil 2024.

A Pomerode Alimentos está localizada na rua dos Atiradores, no centro de Pomerode.

No canal do YouTube do Jornal do Médio Vale, você pode assistir à entrevista completa.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui