Doutor Pedrinho
Mostra de trabalhos da Escola Frei Lucínio Korte desafia alunos e professores

“A comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer e apreciar uma sequência de trabalhos apresentados na Mostra da Escola de Educação Básica Frei Lucínio Korte, no município de Doutor Pedrinho”. A informação é da equipe diretiva da Escola formada pela diretora, Silvia Odete Pechnicki Kisner, das assessoras de direção, Juliana Frainer Chaves e Crislene Nicoccelli Lay e da assistente Técnico-pedagógica, Josete Teresinha Kunicki.
De acordo com as profissionais, no início de novembro, foi realizado o dia de culminância dos projetos integradores realizados durante todo o ano letivo. Os projetos integradores foram uma investida neste ano de 2022 para sanar dificuldades e alcançar diversos objetivos.
Entre os objetivos estava a necessidade de envolver os alunos em novas metodologias de aprendizagem mais dinâmicas e significativas; dar mais sentido ao percurso formativo e proporcionar formas exitosas de desenvolver habilidades e competências conforme BNCC; sair do ensino acomodado e dinamizar conceitos; incluir neste percurso atividades que vão ao encontro de sanar lacunas deixadas pelo período da pandemia. Além de envolver a família e fazer conhecer a dinâmica escolar; iniciar no Ensino Fundamental uma prática que o Novo Ensino Médio precisa desenvolver já a partir deste ano.
Também buscou-se trabalhar os temas integradores que vão ao encontro da quebra de planejamento individualizado e fechado e os alunos percebem a continuidade – Tudo faz mais sentido.
A direção observa ainda que os projetos desafiaram a todos os envolvidos a saírem da zona de conforto do educador, incentivando a busca por soma de ideias e o sentimento de que não se está só no processo. “Como é a primeira experiência nesse âmbito, desperta na comunidade escolar o anseio por novas experiências, ampliar e melhorar, além de criar um ambiente diferente, de alegria, de orgulho e de pertencimento”.
Após a apresentação dos trabalhos a equipe diretiva faz algumas avaliações: “se tratando de professores, são inúmeros outros pequenos objetivos alcançados. Muita coisa precisa ser repensada, não há erros, há conquistas e a visão de ficar cada vez mais significativo. O que não somou também gerou aprendizagem. Com certeza, o sentimento de dever cumprido foi de todos. Todos também puderam fazer uma autoanálise e gerou um repensar da prática como professor. Já como aluno: foi um ano de coisas novas, umas mais significativas, outras ainda num processo de amadurecimento. Deixou um gosto de quero mais. Para a gestão: Um desafio tanto para alcance de objetivos com professores, quanto com alunos. Sempre há o que repensar e melhorar, mas a experiência foi singular”.
Para finalizar a direção da Escola agradece a todos os professores que se envolveram, equipe pedagógica, alunos que se empenharam, alunos expositores pelo sucesso na função de representar seus colegas, pais de alunos que prestigiaram seus filhos e a toda a comunidade que se fez presente. “Agradecemos também o carinho e a ajuda da Prefeitura de Doutor Pedrinho, Secretaria da Educação e Núcleo Educacional Fritz Donner pela visita e valorização”.