19.5 C
Timbó
sábado, 7 de setembro de 2024

Nota de Falecimento: Pastor Emérito Nelso Weingärtner

Data:

“Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.” Com esta passagem de Apocalipse 21:4, o Sínodo do Vale do Itajaí e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) comunicam o falecimento do pastor emérito Nelso Weingärtner, nascido em 28 de março de 1937.

Seu falecimento ocorreu às 9h38min do dia 23 de julho de 2024, aos 87 anos, no Hospital e Maternidade Oase, deixando enlutados: sua esposa Isa, um filho, uma nora, três filhas, dois genros, cinco netos, uma irmã, três cunhados, quatro cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, demais familiares e amigos.

- Publicidade -

Pastor Nelso Weingärtner residia na Rua Duque de Caxias, Centro de Timbó. Seu velório terá início hoje, às 16h, e a cerimônia de despedida será realizada amanhã, dia 24 de julho de 2024, às 14h, na Igreja Luterana do Centro – Ressurreição, com sepultamento no Cemitério da Igreja Luterana Centro, localizado na Rua Amazonas, 119, em Blumenau.

Pastor Nelso Weingärtner era pastor emérito da IECLB e recebeu, em 2014, o título de Cidadão Honorário, concedido pelo Legislativo Municipal com a presença do executivo. Na época, o atual prefeito Jorge Krüger, então presidente da Câmara de Vereadores, destacou em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV): “Foi homenageado o pastor Nelso Weingärtner, concedendo-lhe o título de Cidadão Honorário de Timbó, pelo relevante serviço prestado à comunidade timboense e estadual, especialmente no que diz respeito à atividade religiosa e à pesquisa histórica da imigração alemã em nosso estado.”

Para os vereadores responsáveis pela proposição, Waldemar Gebauer e Rubens Borchardt, “o pastor Nelso Weingärtner é um exemplo de vida e dedicação para a comunidade timboense e merecedor do título de Cidadão Honorário”.

Pastor Nelso Weingärtner teve uma vida dedicada às pessoas e ao conhecimento. Aconselhou muitas pessoas com problemas, auxiliou pessoas depressivas e orientou jovens sobre o melhor caminho a seguir. Paralelamente, escreveu dezenas de artigos para anuários e periódicos, além de vários livros, uma de suas paixões. Mesmo após aposentado, continuou ministrando palestras e escrevendo livros.

Quem conhece o pastor Nelso é unânime em dizer que ele trabalhou para que as questões religiosas se unissem em prol do desenvolvimento de Timbó e merece todo o nosso reconhecimento.

O pastor nasceu no município de Santa Isabel, em 28 de março de 1937. Formou-se bacharel em Teologia na Faculdade de Teologia em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, em 1961. Foi pastor em sua terra natal, Santa Isabel, bem como em Timbó e Blumenau, onde atuou até 1993. Em 1997, após a reestruturação da IECLB, foi eleito o primeiro Pastor Sinodal (Bispo) do recém-criado Sínodo Vale do Itajaí. Em 2000, lançou o livro “150 anos de Presença Luterana no Vale do Itajaí”; em 2008, lançou “História da Comunidade Evangélica de Timbó”; e, em 2012, publicou “Martin Luther e Santa Catarina”.

Aposentou-se em 2003, ao alcançar a idade limite de 65 anos. Após a aposentadoria, fez pós-graduação lato sensu em Psicologia e Aconselhamento Pastoral em São Leopoldo, continuando a atender muitas pessoas. Em 2014, lançou livro: “O Mundo da Superstição – Orientação para a Vida de Fé” e em 2019 lançou o livro: Traços da História de uma Vida Real – Minha Autobiografia, que contou com a participação de um grande público, entre eles na sua maioria amigos e conhecidos pessoais do pastor Nelso Weingärtner.

Em seus pronunciamentos, o pastor Nelso sempre costumava afirmar: “Adotei Timbó para trabalhar, ter minha família, criar e educar meus filhos e, principalmente, para ser feliz”. Residente em Timbó desde 1977, participou de uma boa parte da história desta região.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui