Com o objetivo de expressar gratidão a Deus e reafirmar a unidade entre as Igrejas cristãs, o Núcleo Ecumênico de Blumenau realizou, a Celebração Ecumênica do Dia Nacional de Ação de Graças. O encontro reuniu fiéis de diferentes confissões em um momento marcado pela oração, pela partilha e pelo sentimento fraterno.
A celebração ocorreu, no dia 27 de novembro, às 19h30min, na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), no primeiro templo anglicano da região de Blumenau, localizado em Pomerode e dedicado ao Bom Jesus. Cerca de 60 pessoas, vindas de diversos municípios da região, formaram a assembleia cristã, simbolizando a unidade na diversidade e o desejo comum de caminhar juntos na fé.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), o responsável pelo setor de comunicação da Diocese de Blumenau, padre Raul Kestring, destacou que o encontro reflete “a certeza de que a vontade de Deus é a unidade plena e visível entre todos os discípulos do Senhor”.
Sob o tema “Demos graças a Deus Onipotente que nos chama à luz” (Colossenses 1,12), a celebração teve ainda um significado especial: a ação de graças pelos 20 anos do Núcleo Ecumênico de Blumenau. A animação musical ficou a cargo de instrumentistas e cantores da Paróquia São Ludgero, de Pomerode, contribuindo para um clima de espiritualidade e acolhimento.
O roteiro celebrativo contou com a participação de ministros de diversas Igrejas: o pastor Jean Lemos, da Igreja Congregacional; os pastores Flavio Luiz Peiter e Inácio Lemke, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB); os padres Frei Antônio Silvio da Costa Júnior Ocarm e Raul Kestring, da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR); e, pela Igreja Anglicana do Brasil (IEAB), os reverendos Nilo Júnior e o diácono Lucas Schumacher, responsável pela condução do campo de missão anglicano em Pomerode.
A reflexão foi conduzida pelo pastor emérito Inácio Lemke, com base em textos bíblicos de Colossenses (1,1-20) e João (1,1-9). Em sua mensagem, destacou a luz de Cristo como presença viva no mundo, chamando a atenção para o cuidado com a criação e para a responsabilidade cristã diante dos desafios ambientais atuais.
Como gesto simbólico, em preparação para o Tempo do Advento, uma vela foi acesa e entregue ao presidente da Comunidade Anglicana Bom Jesus, com o convite para que todos sejam luz em suas comunidades e no cotidiano da vida.
Ao final, o Núcleo Ecumênico de Blumenau foi homenageado pelos seus 20 anos de caminhada, com a apresentação de um bolo comemorativo, partilhado em clima de alegria. A celebração foi encerrada com confraternização entre os participantes, fortalecendo laços e renovando o compromisso com o diálogo, a fé e a esperança.






