18.5 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

O significado do Dia de Finados

Data:

O significado do Dia de Finados

Foto: FOTO/DIVULGAÇÃO

A celebração do dia de Finados é uma oportunidade para fazermos uma reflexão sobre a vida. A celebração do dia 2 de novembro aconteceu pela primeira vez no ano de 998, de acordo com o site oficial da Igreja Católica. Segundo o Vaticano, a reunião de homenagens em apenas uma data foi uma criação do abade francês Odilo de Cluny, que viveu entre os séculos 10 e 11.

Inicialmente, a data era conhecida como “Dia de todas as almas” porque, entre os séculos 2 e 10, os rituais em lembrança dos mortos aconteciam em dias variados, e não havia nenhuma data no calendário cristão que estabelecesse uma homenagem. As primeiras cerimônias eram, em geral, realizadas pelos familiares no terceiro dia após cada enterro. Mais tarde, passaram a acontecer no aniversário de morte. Importante ressaltar que esse tipo de culto aos mortos não é uma exclusividade do catolicismo. Quase todas as religiões, contam com um dia específico dedicado à memória dos mortos.

- Publicidade -

Cemitérios de Timbó


O município de Timbó conta com sete cemitérios: Cemitério Municipal Jardim da Paz, localizado no bairro das Capitais, Cemitério Municipal, localizado no Centro da cidade, o Cemitério Araponguinhas, localizado no bairro Araponguinhas, Cemitério Luterano, no bairro São Roque, Cemitério Capela São Roque, bairro São Roque, Cemitério Sagrado Coração de Jesus, no bairro Tiroleses, Cemitério Luterano, no bairro Mulde Alta.

A redação do Jornal do Médio Vale (JMV), entrou em contato com a Vigilância Sanitária para saber a respeito da limpeza nos cemitérios e sobre os cuidados referentes aos vasos que sãos colocados.

JMV: Os familiares ainda estão colocando flores naturais nos túmulos?

Vigilância Sanitária: Sim, mesmo com as placas nos cemitérios informando sobre essa proibição, a população ainda coloca junto aos túmulos vasos, floreiras com pratinhos ou em invólucros plásticos decorativos entre outros tipos que acumulam água (sem furos).

JMV: Os vasos que são colocados têm os furos?

Vigilância Sanitária: A maioria insiste em colocar sem furos. Informamos também que já foi realizado trabalho educativo nas floriculturas e marmorarias, no sentido de vender vasos e floreiras perfurados, assim como no invólucro plástico.

JMV: É feito algum tipo de fiscalização, ou até orientação sobre que tipo de vaso e flor colocar?

Vigilância Sanitária: Em todos os cemitérios do município existem diversas placas informando sobre a legislação e como deve ser procedido, os mesmos são parte de campanhas de mutirão. Além disso, os cemitérios fazem parte do programa de controle da dengue e são monitorados a cada 15 dias.

O decreto estadual Nº 1897 do dia 4 de maio de 022 dispõe sobre os cuidados serem tomados nos cemitérios da cidade:
Art. 7º Em sepulturas, túmulos ou monumentos funerários não devem ser mantidos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes que acumulem água.

§ 1º Os vasos, as floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes devem estar devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda, evitando o acúmulo de água.

§ 2º Não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes.

Venda de flores

A venda de flores naturais e artificiais acontece a todo vapor, as floriculturas sabem que nesse período tem uma grande procura.

A redação entrou em contato com uma loja local que vende flores artificiais, e de acordo como marketing da empresa, a procura principal são os mini buques, e as cores são variadas.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui