21.6 C
Timbó
domingo, 13 de julho de 2025

Oase realiza campanha interna de doação de sangue

Data:

Oase realiza campanha interna de doação de sangue

Foto: HMO

Doar sangue é um gesto de amor, um ato capaz de salvar até quatro vidas. Para conscientizar sobre a necessidade da doação voluntária, em especial por ter dentro da instituição uma Agência Transfusional de Sangue, o Hospital e Maternidade Oase está realizando uma campanha interna de doação de sangue denominada de #PARTIUDOARSANGUE.

Nas últimas semanas dois grupos de doadores estiveram no Hemocentro Regional de Blumenau (Hemosc) realizando a doação. Na oportunidade, o grupo foi recepcionado com uma placa com os dizeres: Bem vindos, Oase Timbó, juntos salvamos vidas!”. A campanha segue durante o ano, e partir deste momento também está sendo aberta para a participação da comunidade local e regional.

Em entrevista a biomédica especialista em hemoterapia, responsável pela Agência Transfusional do Hospital e Maternidade Oase, Christiele Wulf, primeiramente explica o que faz uma Agência Transfusional dentro do Hospital. “Ela faz o processo de armazenamento de sangue e seus derivados, mantendo um estoque de bolsas fornecidas pelo Hemocentro Regional de Blumenau. Realizamos os exames pré-transfusionais, como por exemplo, testes de compatibilidade dos pacientes que necessitam receber transfusão de concentrado de hemácias, e também todo o transporte dos componentes sanguíneos para as transfusões nos setores do Complexo Hospitalar”.

A biomédica explica que todo sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), podendo beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. “Esses componentes são coletados apenas nos Hemocentros do estado de Santa Catarina, onde o mais perto da nossa cidade é o Hemocentro Regional de Blumenau (Hemosc) e distribuídos para os hospitais e clínicas para atender às solicitações médicas”.

Christiele afirma ainda que “o sangue e seus componentes são fundamentais para diversos tratamentos, intervenções cirúrgicas e também emergenciais, salvando milhões de vidas todos os anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 108 milhões de litros de sangue são colhidos por ano. Metade dessa quantidade é coletada em países de alta renda, que concentram 20% da população mundial. O sangue doado passa por análise e só é liberado para uso após atestada sua segurança. Apesar das doações diárias, o número não é o suficiente devido à grande demanda. Por isso, as campanhas para coleta de sangue são permanentes. De acordo com o Hemocentro, o sangue é dividido em até quatro componentes após ser recolhido – concentrado de hemácias (CH), concentrado de plaquetas (CP), plasma fresco congelado (PFC) e crioprecipitado (CRIO). Esse material pode ser utilizado como produto terapêutico em até quatro pacientes”.

Benefícios para o doador 

Doar faz bem para o coração: isto acontece porque durante o processo da retirada do sangue, nosso corpo é obrigado a repor as células vermelhas do organismo, e tudo ajuda na diminuição dos riscos de entupimento das artérias do coração e do cérebro. Quando feita com regularidade, o coração é beneficiado e os riscos de infarto podem até ser reduzidos.  

Diminui o risco de câncer: o excesso de ferro favorece o aparecimento de tumores e o risco de desenvenvolver algum tipo de câncer como o de fígado, pulmão e garganta. A doação de sangue ajuda a equilibrar a quantidade de ferro no sangue em nosso organismo.

Faz bem ajudar outras pessoas: doar sangue é um ato de amor ao próximo e a sensação de fazer o bem aos outros afeta positivamente o autor da ação. Quando doamos sangue, ajudamos muitas pessoas que estão necessitando. Mas, embora haja muitos benefícios próprios, faça a doação com o único objetivo de ajudar o próximo!

Etapas de doação

1º Passo – Recepção e cadastro: apresentação de documento expedido por órgão oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc); atualização de endereço, trabalho, etc.   

2° Passo – Pré-triagem: peso, altura, verificação de pressão arterial, pulso e temperatura; uma “picadinha” no dedo para verificar seu hematócrito e/ou hemoglobina;

3° Passo – Entrevista clínica: é confidencial e o sigilo é absoluto – confie em seu entrevistador e seja sincero; você assinará um Termo de Consentimento onde refere ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador;

4º Passo – Coleta de sangue: será realizada a coleta de 450 ml ± 45ml e amostras de sangue para exames obrigatórios por lei;

5º Passo – Lanche: é fornecido lanche acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação. Em casa ou no trabalho continue ingerindo bastante líquido.


Como participar
Para participar da campanha de doação de sangue do Hospital e Maternidade Oase, denominada de #PARTIUDOARSANGUE, as pessoas interessadas devem entrar no site do Hospital: https://hospitaloase.com.br/ no link: Doe Sangue, preencher o formulário e aguardar que, assim que tiver um grupo, será entrado em contato com a pessoa e agendado a ida para a realização da doação.



Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.