Olhos atentos para escolher os candidatos
ELEIÇÕES: Campanha contra compra de voto é bem aceita por eleitores, que dizem ser mais uma forma …
ALEXANDRA BLAZIUS/JMV
TIMBÓ ? As tentativas de compra de voto são comuns no período eleitoral, prática que ainda persiste no Brasil. Para mudar este cenário, o Tribunal Superior Eleitoral ? TER, lançou a campanha ?eleições limpas?, com o tema ?Não vendo o meu voto?.
Para a chefe do Cartório Eleitoral de Timbó, Andréia Ramos dos Santos, a iniciativa é de extrema importância. ?O eleitor deve começar a ser mais consciente, e analisar bem o candidato que está colocando no poder do país, sem falar que se alguém tentar comprar o seu voto, denuncie, procure um cartório eleitoral perto de você, pois sozinhos não conseguimos banir a corrupção?, ressalta Andréia.
O seu voto pode contribuir para melhorias na área de educação, saúde e segurança. Esse é o momento em que milhões de brasileiros, depositam esperanças em um futuro melhor. Mas para isso é preciso escolher bem, uma tarefa que exige uma boa reflexão. O mecânico André Souza diz que está estudando bem as propostas dos candidatos. ?Agora que começou os horários políticos e a divulgação de propagandas, temos que analisar bem as propostas apresentadas pelos futuros comandantes do nosso país?, afirma Souza.
Já o aposentado Adriano Moraes vai esperar os debates. ?Não gosto muito daquele momento de horário político, acho que os candidatos têm que se confrontar e apresentar se estão realmente preparados para assumir um cargo tão importante?, diz Moraes.
Quanto vale o seu voto? Esta é uma pergunta que nunca deveria ser feita, mas infelizmente no Brasil a compra de votos ainda acontece. São cestas básicas, troca de favores, práticas comuns entre eleitores e candidatos, atitude ilícita que não deveria acontecer.
?A lei é bem clara, proíbe qualquer tipo de aliciamento, ou compra de voto. O candidato que for pego infringindo esta lei, pode ter o mandato cassado e responder a processo?, explica Andréia.




