A partir desta terça-feira (11), a condição “pré-frontal” que antecede a chegada de uma nova frente fria ao estado, favorece a intensificação dos ventos quentes dos quadrantes norte/noroeste, o que contribui para o aumento do calor em todas regiões catarinenses, passando a oferecer risco moderado a alto para ocorrências relacionadas às altas temperaturas.
![](https://cdn.jornaldomediovale.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-10-145643-1024x511-1.png)
Nesta terça (10), as temperaturas devem superar a marca dos 30°C em todas as regiões, com exceção das áreas de maior altitude. Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste próximas ao Rio Uruguai, os termômetros devem variar entre 35°C e 38°C com marcas pontualmente próximas dos 40°C. Em alguns pontos do Meio-Oeste, Grd. Florianópolis e Vale do Itajaí, os termômetros devem marcar valores entre 33°C e 37°C.
Na quarta-feira (11), antes dos temporais, o calor fica ainda mais intenso em todo Litoral e em parte do Vale do Itajaí, com temperaturas variando entre 33°C e 38°C e marcas pontualmente maiores. Em áreas do Extremo Oeste, as temperaturas ainda ficam próximas dos 34/36°C.
A Defesa Civil recomenda:
- Evite exposição nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
- Redobre cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/aviso_ondadecalor_2-1024x1024.jpeg)