Cerca de 4,3 milhões de estudantes realizarão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.753 municípios brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que o local de prova de cada aluno está designado em seu cartão de confirmação e é insubstituível. Portanto, é fundamental que os candidatos se programem adequadamente para evitar atrasos e não correr o risco de perder a prova. Os portões abrirão às 12h e fecharão rigorosamente às 13h (horário de Brasília).
O exame consiste em quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa, que avaliarão as seguintes áreas do conhecimento do ensino médio e seus respectivos componentes curriculares:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: Língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.
- Ciências humanas e suas tecnologias: História, geografia, filosofia e sociologia.
- Ciências da natureza e suas tecnologias: Química, física e biologia.
- Matemática e suas tecnologias: Matemática.
No primeiro dia (3 de novembro), serão aplicadas a prova de redação e 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de outras 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias. Na redação, o candidato deve redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.
No segundo dia (10 de novembro), serão aplicadas 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias e 45 questões de matemática e suas tecnologias.
Horários das provas
As provas ocorrerão nos seguintes horários (horário de Brasília):
- 12h: Abertura dos portões
- 13h: Fechamento dos portões
- 13h30: Início das provas
- 19h: Término das provas do 1º dia (3 de novembro)
- 18h30: Término das provas do 2º dia (10 de novembro)
Tempo de prova
No primeiro domingo (3 de novembro), as provas serão das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em Libras). As redações serão corrigidas apenas se transcritas para a folha de redação e as respostas corretamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras. No segundo domingo (10 de novembro), as provas ocorrerão das 13h30 às 18h30 (19h30 para participantes com tempo adicional e 20h30 para aqueles que farão a videoprova em Libras).
Documentação necessária
Nos dias de prova, os candidatos devem apresentar um documento de identificação original e com foto. Os documentos válidos incluem:
- Cédulas de identidade emitidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados.
- Carteira de Registro Nacional Migratório.
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe com validade legal como documento de identidade.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação.
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
- Documentos digitais com foto (e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG e CIN Digital) apresentados em seus respectivos aplicativos oficiais. Capturas de tela não serão aceitas.
O que levar nos dias das provas
Os candidatos devem levar:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido (físico ou digital).
- Cartão de confirmação de inscrição.
- Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
- Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cereais, etc. Água é a bebida mais recomendada.
O que não é permitido levar
Participantes que portarem qualquer um dos seguintes itens fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador ao ingressar na sala de provas serão eliminados:
- Declaração de comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Canetas de material não transparente, lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, manuais, impressos e anotações.
- Protetores auriculares.
- Relógios de qualquer tipo.
- Dispositivos eletrônicos, como celulares, smartphones, tablets, tecnologias vestíveis, calculadoras, agendas eletrônicas, iPods, gravadores, pen drives, mp3 e similares.
- Alarmes, chaves com alarme ou qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Bebidas alcoólicas.
- Drogas ilícitas ou produtos derivados do tabaco.
- Qualquer outro material não autorizado para a realização da prova.
E se o candidato isento de taxa do Enem não comparecer?
O participante que obteve isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 e não comparecer às provas em ambos os dias deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2025, caso deseje solicitar nova isenção. A justificativa deve ser apresentada de acordo com as regras estabelecidas no edital do Enem 2025.
Quem pode pedir a reaplicação da prova?
A remarcação só será possível se a falta ocorrer por motivos de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos no dia da prova. O pedido deve ser feito na página do participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. A nova data para realização da prova será em dezembro, com a data a ser definida pelo Inep.
Os problemas de saúde que garantem a reaplicação incluem tuberculose, coqueluche, difteria, doenças invasivas por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, mpox (varíola dos macacos), influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19. Para análise do instituto, o estudante deve inserir um documento que comprove a doença ao solicitar a reaplicação.
Os problemas logísticos que permitem a reaplicação incluem desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova e falhas no dispositivo eletrônico fornecido ao participante, bem como erros de execução de procedimentos que causem prejuízo ao candidato.
Para que serve a nota do Enem?
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, permitindo acesso à plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ao Fies (Financiamento Estudantil), além de facilitar a participação no Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas são também utilizadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas no Brasil e em algumas de Portugal.
Quem pode realizar o exame como treineiro?
O “treineiro” é o participante que concluirá o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou que não esteja cursando e não concluiu o ensino médio. Ele estará sujeito às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação, serão divulgados 60 dias após os resultados do Enem.
Calendário do Enem 2024
- Dias de provas: 3 e 10 de novembro
- Solicitação de reaplicação: 11 a 15 de novembro até às 23h59
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro
- Reaplicação das provas: 10 e 11 de dezembro
- Divulgação do resultado final: 13 de janeiro de 2025