11.7 C
Timbó
sábado, 31 de maio de 2025

Parceria internacional entre Blumenau e Japão reforça prevenção de desastres e protege comunidades

Data:

Foto: Michele Lamin/PMB

A parceria entre Blumenau e Japão para prevenção de desastres climáticos avançou mais uma etapa nesta semana. A comitiva do Programa Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) fez uma visita técnica na nossa cidade, junto com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Eles visitaram a Rua José Rautenberg, no bairro Velha Central, local mapeado e identificado como mais adequado para receber uma obra de contenção de deslizamento com tecnologia japonesa, conhecida como barragem Sabo.

O Japão, por ser um país referência em obras de engenharia contra fenômenos climáticos, como terremotos, maremotos e movimentação de massa, defende o uso desta metodologia. 

Ela propõe uma técnica para absorver e conter todo tipo de detrito em um eventual deslizamento de terra, expelindo apenas a água e amenizando o peso e o impacto na hora da queda da barreira.

Conforme a Defesa Civil, a visita da comitiva foi para alinhar e definir questões técnicas do projeto. “O município e a própria comunidade local desta região aguardam por uma solução desta ferida aberta desde 2008, quando vidas se perderam após um deslizamento de grande proporção”, analisa o secretário Carlos Menestrina. 

Ainda de acordo com a Defesa Civil, após concluir a fase de projeto, Blumenau aguardará os recursos que virão do Governo Federal. Além do nosso município, as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo também fazem parte do projeto piloto do JICA. 

A parceria com o JICA entre Brasil e Japão teve início em 2016, quando ainda se chamava Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides).

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.