Os vereadores do Parlamento Jovem de Timbó tiveram um dia diferente com grande aprendizado e diversão.
Na quarta-feira, dia 6, os jovens foram até Florianópolis, onde participaram do 13º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Alesc, por meio da Escola do Legislativo. O evento reuniu cerca de 1.200 crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, de 62 municípios.
Neste ano, os vereadores discutiram e aprenderam sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse tema é fundamental, pois reflete a urgência de construirmos um futuro mais justo, sustentável e inclusivo”, ressaltou a coordenadora do Parlamento Jovem, Maike Leticia Link Bianchini.
São 17 objetivos propostos pela ONU para construir um planeta mais igualitário e sustentável. É uma agenda global, mas que precisa de ações locais para serem implementadas. Os jovens foram estimulados a desenvolver iniciativas e legislações que sejam embasadas por um ou mais Objetivos.
Parte do encontro foi destinada a ouvir os relatos dos vereadores mirins/jovens sobre seus projetos relacionados aos ODS. Foram apresentadas 12 iniciativas que desenvolveram em seus municípios, com base na formação que receberam.
A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros, explica que as propostas legislativas municipais vão ser entregues para as Câmaras e prefeituras. Já as proposições estaduais serão entregues aos deputados.
O evento também contou com duas palestras. Fernando Assanti apresentou para os vereadores como eles podem trabalhar os ODS na vida cotidiana. E a palestrante Mahryan Sampaio Rodrigues frisou sobre a relação dos ODS com a juventude.