29.4 C
Timbó
terça-feira, 1 de abril de 2025

Parque inova com “Salas do Silêncio” para promover a inclusão

Data:

Parque Vila Encantada, em Pomerode, Implementa Espaços de Baixa Estimulação Sensorial e Atividades Inclusivas para Pessoas Neurodivergentes

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na data de 2 de abril, o Parque de Experiências Vila Encantada, em Pomerode, inaugura a primeira Sala do Silêncio em um parque temático catarinense. O espaço visa aprimorar a experiência de visitantes neurodivergentes, que podem se beneficiar de ambientes com baixa estimulação sensorial. Essa iniciativa é parte de um esforço contínuo do parque para promover a inclusão, que já incluiu a oferta de salas do silêncio em eventos como a Osterfest e a Festa Pomerana em 2025.

A Sala do Silêncio do Parque Vila Encantada foi projetada para ser um refúgio tranquilo, com isolamento acústico, mobiliário confortável, decoração em tons relaxantes e brinquedos terapêuticos. O objetivo é proporcionar um ambiente de acolhimento para famílias com crianças autistas em momentos de estresse ou crise. A utilização do espaço fica a critério dos pais ou responsáveis.

A atmosfera da sala busca criar uma conexão com a natureza, em harmonia com a temática do parque, priorizando o conforto e a segurança. O piso é revestido com tatame de EVA macio, e um amplo pufe e um sofá oferecem opções de descanso. Cestos de tecido organizam brinquedos que auxiliam na regulação emocional. A iluminação suave, com intensidade ajustável, é ideal para crianças com fotossensibilidade.

Para garantir um ambiente calmo e controlado, o acesso à sala é restrito a famílias com crianças autistas, por meio de uma fechadura eletrônica. Diferentemente das outras áreas do parque, a Sala do Silêncio não é um espaço de brincadeiras, mas um local de refúgio para a calma, permitindo que a criança se sinta segura e possa, posteriormente, aproveitar ao máximo a experiência na Vila Encantada.

Outra ação em alusão ao Dia de Conscientização do Autismo é a parceria com a indústria Kyly, também de Pomerode, que possibilitará a entrada gratuita de 75 famílias de autistas no parque durante esta semana, através da distribuição de 150 ingressos.

Investimento em Treinamento e Acessibilidade:

Na Vila Encantada, as crianças neurodivergentes recebem um colar de identificação na entrada, permitindo que a equipe ofereça um atendimento personalizado e adequado às suas necessidades. O parque possui a certificação de “Empresa Amiga do Autista” e investe continuamente na capacitação de seus colaboradores, visando aprimorar a sensibilidade e a proatividade no atendimento às famílias.

Outras Iniciativas de Acessibilidade:

Adicionalmente à Sala do Silêncio, a Vila Encantada disponibiliza abafadores de ruídos para visitantes com hipersensibilidade auditiva, proporcionando maior conforto e tranquilidade tanto para as crianças quanto para os acompanhantes. Os equipamentos podem ser solicitados na bilheteria.

Em 2023, o parque de Pomerode já havia se destacado como pioneiro ao adotar um aplicativo para ampliar a acessibilidade das atrações. Através do aplicativo, os visitantes têm acesso a informações em Libras, audiodescrição de imagens, opções de contraste de cores e outros recursos que facilitam a compreensão dos espaços de lazer, seguindo os princípios do desenho universal.

O empreendimento também se destaca por suas práticas de sustentabilidade. Em 2024, a Vila Encantada se tornou o primeiro parque do país a receber o selo internacional Good Travel Seal, na categoria Ouro, concedido pela organização holandesa Green Destinations, em reconhecimento às suas práticas sustentáveis no turismo.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.