26.4 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Parque Girassol é aberto para visitação

Data:

Parque Girassol é aberto para visitação
Moradores do bairro Araponguinhas foram os primeiros a conhecer a nova estrutura do Cimvi …

Bruna Laline Ramos / JMV

Foto: FOTOS/BRUNA LALINE RAMOS/JMV

TIMBÓ – O Parque Girassol, do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), recebeu no sábado, dia 2, os primeiros visitantes do Parque Girassol. O grupo era formado por cerca de 60 moradores do bairro Araponguinhas, que foram convidados a conhecer a nova estrutura. Também estiveram presentes o diretor executivo do Cimvi, Fernando Tomaselli, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, o presidente da Associação de Moradores do bairro Araponguinhas, Renaldo Giotti e as realezas adultas e mirins do bairro.

A visita começou com a recepção da comunidade na sede do Cimvi. Em seguida, todos foram direcionados ao auditório e o diretor executivo, Fernando Tomaselli, foi quem comandou os trabalhos, apresentando as instalações para a comunidade, dando detalhes sobre os serviços prestados aos municípios consorciados, falando sobre os projetos para o futuro e destacando os planos do Parque Girassol.

- Publicidade -

Tomaselli explicou que, com esse novo conceito de Parque Girassol, aquilo que até então era considerado como simples aterro ou lixão, passou por uma reestruturação e um novo entendimento a respeito do tratamento dos resíduos sólidos. “Serão gerados diversos subprodutos através da reciclagem, reuso e transformação energética”, disse.

Ele complementou dizendo que, com os investimentos tecnológicos que vêm sendo implantados, o volume que seguirá para o aterro diminuirá consideravelmente, aumentando a vida útil do maciço e reduzindo os custos e impactos no tratamento que passa pela Estação de Tratamento de Efluentes.

“O que até então era apenas um aterro, vai se transformar em uma central de referência de operação da triagem seletiva, de processamento energético, de aproveitamento dos resíduos e de fazer compostagem. É a transformação do espaço físico numa área de convivência sem impacto de vizinhança, trazendo a proposta de um parque ambiental”, ressaltou.

Após as explicações do diretor executivo, os visitantes foram convidados a conhecer toda a estrutura da sede do Cimvi e, em seguida, acompanhados pelo assessor pedagógico do Parque Girassol, Cristiano Moreira, percorreram a “Trilha do Tatu”, uma trilha ecológica que tem trajeto de aproximadamente 450 metros, percorridos a pé, em meio à Mata Atlântica, com ponte-pênsil, pontilhões e pontes de até 40 metros de extensão, encerrando no quiosque, ao lado de uma lagoa.

Para o prefeito Jorge Krüger, os moradores do Araponguinhas têm muito a se orgulhar de onde moram. “Além de ter o Parque Girassol, o Araponguinhas é o bairro que está recebendo a maior atenção e os maiores investimentos por parte da administração municipal”, ressalta.

No que se refere ao Parque Girassol, o prefeito afirma que será feita a abertura da rua Tupiniquim, até à rua Augusto Maass, em Indaial, para que futuramente os caminhões que levam resíduos para a unidade de triagem, passem por aquele caminho, diminuindo o impacto aos moradores do Araponguinhas. Também já está pronto o projeto de pavimentação da rua Tupiniquim e, agora, a administração municipal segue na busca de recursos para esta importante obra do bairro.

Segundo o presidente da Associação do bairro, Renaldo Giotti, os moradores estão cada vez mais reconhecendo o potencial do Araponguinhas. “Com essa mudança de aterro sanitário para Parque Girassol, a nossa comunidade está tendo mais orgulho de morar aqui. Com certeza, todos esses investimentos que vêm sendo feitos no bairro trarão ainda mais vida e alegria ao Araponguinhas”, ressalta.

Conforme explica Tomaselli, os moradores do bairro Araponguinhas foram os primeiros a visitarem o Parque Girassol, pois essa é a comunidade que sempre foi a mais impactada com a instalação do antigo Aterro Sanitário. “O Araponguinhas sempre sofreu um impacto de vizinhança devido ao Aterro Sanitário, inclusive pelo tráfego de caminhões nas ruas do bairro. Por isso, nada melhor do que os próprios moradores serem os primeiros a conhecerem a estrutura do Parque Girassol”, comenta.

Apesar da comunidade do bairro ter sido a primeira a realizar a visitação, as demais visitas para outros grupos, como escolas, por exemplo, serão liberadas a partir do dia 19 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui