29.2 C
Timbó
sábado, 21 de setembro de 2024

Páscoa retorna ao Parque Central

Data:

Páscoa retorna ao Parque Central
Fundação de Cultura e Turismo organiza intensa programação para celebrar a data e alegrar a cria …

Clarice Graupe Daronco / JMV

Em 2019 a programação da Páscoa foi realizada no Parque Municipal Henry Paul
Foto: By Pilo
Em 2019 a programação da Páscoa foi realizada no Parque Municipal Henry Paul

TIMBÓ – A Páscoa é a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante das festas do calendário cristão. Não possui dia específi co – uma vez que sua celebração varia de ano a ano -, mas tem como norma acontecer entre o dia 22 de março e 25 de abril. No Brasil, como na maioria dos países com maioria cristã e de acordo com o Novo Testamento, essa é a data em que se comemora a ressurreição de Cristo, três dias após ter morrido na cruz. Assim, para os cristãos, a Páscoa ganhou um novo significado, pois celebra a ressurreição de Cristo e trata da passagem da morte para a vida.

Segundo informações da chefe de Divisão de Eventos da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Inês Klaumann, a Páscoa é uma das datas mais celebradas em todo o mundo. “Independentemente de sua origem e seu significado cristão, são as crianças as que mais se divertem nessa época. Elas precisam de festas, não só as de aniversário, onde elas são o centro de todas as atenções, mas também as festas coletivas, como o Natal e a Páscoa, quando elas dividem a mesma alegria com outras crianças. As crianças costumam ganhar presentes de seus pais, avós e amigos quando fazem aniversário, mas, na Páscoa, elas ficam muito emocionadas pois acham que o “Coelhinho da Páscoa” lembrou delas e ainda trouxe um ovo de chocolate. Para as crianças esse fato é inesquecível”.

- Publicidade -

A profissional observa que segundo a lenda, quem trouxe essa tradição para o Brasil foram os alemães. “Outra versão é que uma mulher de poucas condições financeiras coloriu alguns ovos e escondeu-os em um ninho. Eles seriam o presente de Páscoa dos seus filhos. No exato momento em que as crianças acharam os ovinhos, passou um coelho correndo e sabendo que o coelho é um dos animais mais férteis que existem, trazendo com eles a ideia de vida nova e abundância, houve essa conotação com a lenda”.

Mas Inês frisa que: “a Páscoa é a festa tradicional onde se comemora a ressurreição de Cristo. Mas nem sempre foi assim. Há muito tempo atrás, antes de ser considerada uma das principais festas do cristianismo, a Páscoa comemorava o fi m do Inverno e a chegada da Primavera na Europa. A Páscoa Cristã tem início na quarta-feira de cinzas, período pós-carnaval e termina no Domingo de Páscoa. Durante os 40 dias da Quaresma, os cristãos procuram purificar o espírito livrando-se dos pecados”.

Para ajudar a celebrar esta tão importante data, a Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo, realiza uma intensa programação de Páscoa no Parque Central. “As atividades iniciam no dia 21 de março, às 15h com a pintura facial e escultura de balões, bem como o simpático casal de coelhos que irá dar as boas-vindas à criançada. A programação Cultural terá como abertura a Banda Municipal Professor João Müller e o Coral Leopoldo Kurtz, às 19h, na Sociedade Recreativa e Cultural Timbó. Já no domingo, terá além dos atrativos infantis, música ao vivo com Gabriel Piccolo e apresentação de dança com Carlos Lima Stúdio de Dança a partir das 17h”.

Inês informa que nas semanas seguintes a programação acontecerá sempre de quinta-feira a domingo. A programação contará com apresentações musicais e culturais: da Banda Docemente; dos alunos da Escola de Música da Fundação de Cultura e Turismo; da Banda Jovem da Fundação de Cultura e Turismo/ Semed; da Escola de Balé da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó; do Grupo Andreia Mendes; do Grupo Volkstanzgruppe Blauer Berg Infanto Juvenil e Adulto de Timbó; da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó; do Grupo Folclórico os Cinquentões e do Grupo Vaqueiros do Vale; além de Concerto de Páscoa com Grasielle Cristina dos Santos – Viacredi; Caça aos Ovos, uma parceria entre a Ferana, Viacredi e NSC TV; e oficinas: de Pintura de Casquinhas; de Cupcake (Cooper); Plante um broto na casca do ovo (Cooper); de Cestinha de Páscoa (Cooper).

Na programação destaque para o Festival de Cucas – Concurso da melhor cuca, além da venda de cucas e serviço de café. Durante os 24 dias de evento, a comunidade poderá ainda desfrutar de passeio de trem; Praça de Alimentação e Feira de Artesanato de artigos de Páscoa.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui