Com o objetivo de promover o conhecimento e a valorização do patrimônio artístico e cultural da região, além de possibilitar a preservação do patrimônio material e imaterial, ocorreu nos dias 1º e 2 de outubro uma visita técnica aos estabelecimentos que integram o patrimônio cultural de Timbó. Essa atividade visa resguardar e conscientizar sobre a importância cultural e histórica dos locais visitados.
Durante a visita, estiveram presentes em Timbó os profissionais do Museu Casa Scharf, vinculado à Fundação Cultural de Guabiruba, o arquivista Altair Lucas Packeiser Júnior e a museóloga Flávia Brasil Baessa Bueno. A dupla teve a oportunidade de visitar o Museu da Música, o Arquivo Público, o Museu do Imigrante e a Casa do Poeta Lindolfo Bell.
De acordo com os profissionais, “a visita visa promover uma troca de experiências e aprofundar conhecimentos sobre a preservação e a valorização do acervo cultural local. Essa visita técnica busca fortalecer a colaboração entre os museus e arquivos da região, promovendo o intercâmbio de ideias e práticas que enriquecem a preservação do patrimônio cultural. Tanto o Museu Casa Scharf quanto as instituições visitadas reafirmam seu compromisso em oferecer experiências significativas e educativas, conectando histórias e tradições que fazem parte da identidade local.”
Em entrevista, a arquivista e historiadora Nayara Régis Franz destacou que “a visita ao Arquivo Público Professor Gelindo Sebastião Buzzi foi muito enriquecedora, propiciando trocas de contatos e experiências entre arquivos municipais catarinenses, que, aos poucos, estão investindo em equipes técnicas qualificadas e buscando as melhores formas de preservação do patrimônio documental. Como a história dos municípios está interligada, esse contato é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que contribuam para a divulgação do conhecimento histórico e cultural da nossa região”.
O profissional que atua no Museu do Imigrante, Everton de Vargas, observa que “no Museu do Imigrante, os visitantes puderam compreender a rica herança cultural trazida pelos imigrantes para a região. As discussões sobre a importância de preservar essas histórias e tradições foram enriquecedoras e inspiradoras”.
A profissional de gestão documental e administrativa no Museu da Música, Cleonice Rodrigues Godois Lacerda, explica que “durante a visita ao Museu da Música, a equipe do Museu Casa Scharf teve a oportunidade de conhecer o funcionamento e explorar um acervo diversificado relacionado à música. Os profissionais do Museu da Música compartilharam suas práticas de conservação e as diversas atividades educativas que envolvem a comunidade na apreciação da música e da cultura. A visita reforçou a importância da colaboração entre instituições culturais e destacou como a troca de experiências pode enriquecer o trabalho de todos. Essa interação fortalece a rede de conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, fundamentais para a identidade de nossa região”.
O profissional que atua na Casa do Poeta Lindolfo Bell, Miguel Angel Schmitt Rodriguez, comenta que “na Casa do Poeta Lindolfo Bell, os profissionais puderam conhecer detalhes sobre a dinâmica de funcionamento do Museu, as estratégias utilizadas para a conservação do acervo e o processo de digitalização dos documentos do Centro de Memória. A visita foi, sobretudo, um momento de troca de experiências e compartilhamento entre os profissionais que atuam nas áreas de arquivística e museologia”.
A museóloga Flávia Brasil Baessa Bueno ressalta a importância de estabelecer essas conexões para o desenvolvimento de parcerias e projetos futuros entre os museus da região.
Museu Casa Scharf
O Museu Municipal e Arquivo Histórico de Guabiruba – Casa Scharf foi criado em 2024 e tem como missão a preservação, promoção e divulgação da história e cultura do município de Guabiruba, por meio da formação e salvaguarda de acervos museológicos, realização de exposições, ações culturais e educativas, além de pesquisa e construção do conhecimento. O Museu ocupa um edifício tombado pela Prefeitura, que apresenta a técnica construtiva enxaimel. Seu acervo é composto por peças de valor histórico que remetem à memória dos imigrantes e descendentes da colonização alemã, especialmente da mesorregião do Vale do Itajaí. O Museu Casa Scharf está localizado na rua Carlos Boos, n° 1935, no bairro Aymoré, em Guabiruba.