“Uma homenagem em comemoração aos 28 anos de uma carreira marcada por mais de 50 prêmios literários internacionais, conquistados em diversos lugares do mundo, sempre levando o nome de Rio dos Cedros”. Com essa frase, o escritor e poeta Fabio Ramos, natural de Rio dos Cedros, avalia a Moção de Aplausos que recebeu na noite do dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de Rio dos Cedros.
A Moção de Aplausos foi proposta pelo vereador Joares Shultz e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. A honraria destacou os 28 anos de trajetória literária e cultural de Fabio Ramos, marcados por uma carreira sólida, repleta de conquistas, e pela representação de Rio dos Cedros, Santa Catarina e Brasil em diversas partes do mundo.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), Fabio Ramos contou que é casado com Ana Carolina Leite e pai de dois filhos, Lorenzo e Murilo Leite Ramos. Ele iniciou sua trajetória artística aos oito anos, quando começou a se aventurar na música. No entanto, foi na literatura que encontrou a sua verdadeira vocação. Inicialmente, seus textos eram apenas rascunhos guardados, até que amigos começaram a lê-los e se encantaram com a sensibilidade e beleza de seus poemas.
Segundo Fábio, em 1996 teve a honra de conhecer o escritor pomerano Cícero Pedro de Mello (in memoriam), que o incentivou a profissionalizar seu talento. Desde então, sua carreira ganhou força, com o apoio da mídia local do Vale do Itajaí, que ajudou a divulgar suas obras. Ao longo dos anos, Ramos consolidou sua presença literária no Brasil e no exterior, publicando textos e participando de eventos e antologias em diversas partes do mundo.
Entre os mais de 58 prêmios nacionais e internacionais conquistados, destacam-se reconhecimentos na Europa, África e América. Sua dedicação à arte o levou a ocupar cargas importantes, como:
- Presidente Nacional dos Poetas do Mundo – Brasil.
- Presidente Estadual da União Brasileira de Escritores (UBE) – SC.
- Comendador da Ordem do Mérito Tiradentes, Protomártir da Independência.
- Doutor em Filosofia pela Univérsica e Filósofo Imortal da Academia de Letras do Brasil.
- Delegado Regional de Artes pela Academia de Ciências, Letras e Artes de MG (ACLA/MG)
- Membro Imortal da Academia de Letras do Brasil, cadeira 42.
- Chanceler de Artes pela Academia Boituvense de Letras e Artes (ABLA), SP.
- Membro do Portal do Poeta Brasileiro.
- Membro do Portal CEN – Cá Estamos Nós, Portugal.
Para o vereador Joares Shultz, que propôs a Moção de Aplausos, “Fabio Ramos é um exemplo de dedicação à literatura e à cultura brasileira, além de uma inspiração para novas gerações de artistas e escritores. Sua contribuição não enriquece apenas a história de Rio dos Cedros, mas também o cenário literário nacional e internacional”.