O aumento no preço do café impulsiona muitos consumidores e fornecedores a buscarem alternativas. No entanto, há um novo tipo de bebida vendida que se parece muito com o café brasileiro, mas não é.
As imagens de produtos de duas marcas têm circulado em redes sociais e confundido alguns consumidores. Por mais que as embalagens indiquem “bebida sabor café”, a imagem (xícara de café) e o posicionamento nas gôndolas de supermercados ao lado dos cafés podem ludibriar.
O Artigo 43 da Portaria 570 do Ministério da Agricultura diz que só podem ser chamados de “café” os produtos feitos 100% com o grão original.
“É vedado o uso da designação “café” para produtos, sucedâneos ou compostos embalados que tiverem em sua composição outros gêneros e espécies vegetais ou não tiverem grãos de café como ingrediente único”, diz a portaria.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) notificou nesta semana tanto a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como o Ministério da Agricultura sobre o apelidado “café falso”.
O Procon SC ainda não recebeu nenhuma reclamação sobre a bebida, mas alerta os consumidores para que saibam distinguir os produtos.
Caso receba denúncias ou flagre a venda da bebida sabor café em Santa Catarina, o Procon SC pode abrir um procedimento administrativo para investigar se o produto está em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor (suposta propaganda enganosa, por exemplo). Até lá, fica o aviso: cuidado ao comprar café e, se necessário, acione o Procon SC!
Como acionar o PROCON SC
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
Site do Procon SC: é possível fazer reclamações – entenda a diferença entre uma reclamação e uma denúncia.
Além desses canais, o Procon de Timbó atende presencialmente na rua Japão, 408 – Bairro das Nações – Simplifica Timbó.
Horário de Atendimento: 8h às 17h (segunda à sexta-feira)
Telefone: (47) 3380-7930