21.4 C
Timbó
sábado, 22 de novembro de 2025

Projeto Mãos Mágicas: quando o sonho vira arte e a arte se torna vida

Data:

Há sonhos que nascem das mãos. Mãos que moldam, pintam, acolhem e transformam. Assim surgiu o Projeto Mãos Mágicas, idealizado pela artista Ana Cristina Zanella, contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em 2024 e realizado em Rio dos Cedros. Um projeto tecido com afeto, paciência e gratidão, que levou o artesanato a quase quarenta pessoas da comunidade, em cursos totalmente gratuitos.


Em entrevista ao Jornal do Médio Vale (JMV), Ana Cristina compartilha a emoção de ver seu sonho materializado: “Gratidão a cada um, a cada uma que fez com que este projeto se concretizasse. A lei Aldir Blanc incentiva artesãos, músicos e artistas, e eu pude vivenciar o quanto essa iniciativa transforma vidas”.


Os cursos aconteceram no Ana Ateliê Artes e Cursos, espaço anexo à casa da artista, nos dias 4, 11 e 18 de outubro de 2025. Entre tintas, pincéis e sorrisos, surgiram mãos que aprenderam a colorir o gesso e o cotidiano com novas possibilidades.

Arte que ensina e acolhe

A proposta do projeto foi difundir o artesanato na comunidade, não apenas como hobby, mas também como fonte de renda e expressão criativa. Crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade participaram das atividades, sendo a maioria mulheres. “O artesanato é também uma terapia que acalma mente, corpo e alma. Ele pode curar emoções em desequilíbrio e abrir caminhos para viver da arte”, reflete Ana.


As técnicas ensinadas foram a pátina colorida e envelhecida com gel envelhecedor e o dourado envelhecido com betume gel. Cada aluno pôde escolher suas cores e acabamentos, criando peças únicas, cheias de sentimento.

Exposição e emoção no Museu da Imigração

Após a conclusão dos cursos, a artista organizou uma exposição aberta à comunidade no Museu da Imigração de Rio dos Cedros, entre 21 de outubro e 8 de novembro. Lá, as peças brilharam sob o olhar de quem reconhece que o fazer manual é também uma forma de poesia. “Durante a exposição, percebi que não havia simples reprodutores de forma: havia mãos mágicas”, conta Ana, emocionada.
A entrega dos certificados marcou o encerramento do projeto: um momento de alegria e reconhecimento para todos os participantes.
Ana destaca o acolhimento e o apoio da Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, além de parceiros que tornaram o projeto possível: Associação das Famílias Trentinas de Timbó e Rio dos Cedros, pela costura dos aventais; Loja da Amélia, pelo desconto no tecido e Cema Amaro Cabeleireira, pela doação de retalhos utilizados nas técnicas de pátina.


A artista expressa gratidão especial ao secretário Eduardo Valdir Moser, à Diretora de Cultura Inês Klaumann, ao Coordenador de Cultura Cristian Geise, à Assistente Administrativa Mirella Tomaselli, ao Coordenador de Turismo Márcio Cainam Oss-Emer e à Diretora de Turismo Caroline Reinecke Mohr. “Trabalhar com parceiros que acreditam na cultura é de suma importância. Eles ajudam a fortalecer nossa arte e nossa identidade”.

Um novo começo

O Projeto Mãos Mágicas foi um divisor de águas para Ana, que deixou a rotina de atendente de loja para se dedicar ao artesanato e viver da arte. O sucesso foi tanto que a comunidade já pede novas edições. “Esse será o primeiro de muitos. Em breve, quero realizar outro projeto com peças de gesso decorativas para a Páscoa”, revela.
Antes de encerrar, Ana deixa uma mensagem inspiradora aos que participaram e aos que sonham em seguir o mesmo caminho: “A vida tem a cor que você pinta. E vocês foram os protagonistas deste sonho.”
Quem desejar conhecer mais sobre o trabalho ou participar dos próximos cursos pode entrar em contato pelo WhatsApp (47) 99219-2190.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.