“O Projeto Sorriso de Timbó realizou seu primeiro encontro de voluntários do ano, marcando o início de mais um ciclo de humanização e alegria.” A informação é do coordenador do Projeto Sorriso, Valdecir Cardoso, ao destacar que “esses encontros são fundamentais para a troca de experiências entre os clowns hospitalares, promovendo o desenvolvimento individual e aprimorando as interações durante as visitas”.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), Cardoso observa que “o trabalho do Projeto Sorriso vai muito além de levar entretenimento aos pacientes. A atuação como clown hospitalar exige preparo, dedicação e aprendizado contínuo. Por isso, os voluntários participam regularmente de oficinas, nas quais aprimoram técnicas e despertam o seu ‘palhaço interior’, resgatando a essência da criança que existe em cada um. Essa preparação é essencial para garantir que a humanização seja o foco principal das intervenções”.
Segundo o coordenador, “mais do que visitas, trata-se de uma missão de amor e cuidado. Ser voluntário do Projeto Sorriso é assumir um compromisso sério, mas extremamente gratificante. É compartilhar experiências, aprender com os demais membros e entender que sempre é possível fazer a diferença na vida de quem mais precisa”.
Durante o encontro, que aconteceu na manhã do dia 19 de janeiro, também foram repassadas informações sobre a atuação do projeto neste ano, além de avisos sobre as próximas oficinas, reforçando a importância da formação constante para a excelência do trabalho realizado.
Cardoso relata que o objetivo principal dos integrantes do Projeto Sorriso é levar a alegria aos pacientes e a humanização aos setores de internação do Hospital e Maternidade Oase. “Em um hospital, o palhaço tem a capacidade de abrir um novo mundo e até mesmo de desconstruir hierarquias. Podemos confirmar o que já foi comprovado cientificamente: o riso contribui para a recuperação dos pacientes, pois sorrir é uma arte. E ninguém duvida de que o efeito dos sorrisos e de muita alegria pode transformar o dia de qualquer pessoa”.
Neste ano de 2025 as visitas ao Hospital terão início no dia 4 de fevereiro com um grupo e no dia 6 de fevereiro com o segundo grupo. O coordenador aproveita para informar que o Projeto Sorriso está com inscrições abertas para novos voluntários. Para se inscrever, é necessário: ter mais de 18 anos; ter disponibilidade de duas horas semanais em dia fixo; ser uma pessoa comprometida; revelar suas tendências na palhaçaria; ter disponibilidade para oficinas e encontros de aperfeiçoamento em fins de semana; ter equilíbrio emocional e estar com o esquema vacinal completo. Para se inscrever, basta entrar em contato pelas redes sociais ou pelo número (47) 99127-4158 e falar com Valdecir ou com um dos voluntários.