25.6 C
Timbó
sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Público é destaque nos primeiros três dias de Festa do Imigrantes

Data:

Timbó
Público é destaque nos primeiros três dias de Festa do Imigrantes

Foto: Clarice Graupe Daronco

“A maior Festa do Imigrante da história, com a maior estrutura física e a mais longa de todas, com nove dias, e recheada de atrações para todos os públicos”. Assim está sendo a 30ª Festa do Imigrante que iniciou no dia 29 de setembro com um grande público. Público este que também compareceu em peso nas atividades realizadas nos dias 30 de setembro e 1º de outubro.

Durante os três dias a comunidade local e regional, além de turistas, desfrutou de uma programação regada de muita dança, música, gastronomia típica, tradições e atrações culturais.

- Publicidade -

Quem acompanhou a programação dos três primeiros dias da 30ª Festa do Imigrante pôde desfrutar de diversas atrações nos três pavilhões: Pavilhão de Eventos, Biergarten e Pavilhão Cultural. Entre as atrações destaque para: Alte Kameraden Treff; Concurso Chope em metro; Society Band; Banda Os Fantásticos; Die Lustigen Musikanten; Banda Estrela de Ouro; Banda Cavalinho; Super Banda Choppão; Hausmusikanten; Adler’s Band; Alexandre Show; Schaumwein Musikanten; Busca do Rei, Cavaleiros, Rainha e Princesas do Tiro, Tiro ao Pássaro e Bolão da 29ª Festa do Imigrante além de entrega de faixas para as realezas das atividades do clubes de Caça e Tiro; Banda Verde Vale; Banda Bavária; Banda Os Montanari; Choppmotorrad; Banda Cruzeiro e Wanderli e Magali.

Destaque na tarde e noite de sábado, da entrega de faixas dos novos Rei, Cavaleiros, Rainha e Princesas do Tiro, Tiro ao Pássaro e Bolão da 30ª Festa do Imigrante. O prefeito Jorge Krüger destaca que “os clubes de Caça e Tiro têm feito um trabalho muito importante em manter as tradições dos nossos imigrantes aqui na cidade”.

Além das atrações o público também teve a oportunidade de acompanhar a apresentação em vários momentos das majestades da 30ª Festa do Imigrante, que representam o povo ítalo-germânico que durante estes 152 anos originou a miscigenação em nossa cidade, criando este belo povo.

Outro destaque são os mascotes da Festa do Imigrante representando a etnia alemã, o Bubi representando a etnia italiana o Bepi que estão animando os nove dias de festa, levando alegria e participando ativamente de todas as atividades da Festa.

A programação da 30º Festa do Imigrante de Timbó, que acontece no Parque Henry Paul, no centro da cidade segue nos dias 7 a 12 de outubro.


Resgate da cultura

Durante a abertura da 30ª Festa do Imigrante, o prefeito destacou que “a Festa do Imigrante tem como objetivo comemorar os 153 anos de aniversário do município, resgatando as tradições, usos e costumes do nosso povo. Há 152 anos, a pequena Timbó surgia com os esforços de um povo que através de muitas dificuldades atravessava o Oceano Atlântico, para procurar uma vida melhor. Foram muitas as intempéries pelas quais este povo trabalhador e perseverante passou. À frente do desenvolvimento no Vale do Itajaí, estava Doutor Blumenau, e por sua vez nesta época Frederico Donner, alemão nascido na Pomerânia, com o espírito de liderança e com a participação e determinação dos moradores locais, iniciavam a construção e o desenvolvimento desta linda cidade que hoje conhecemos”.

Krüger ressalta ainda que “nestes 153 anos, a serem completados no dia 12 de outubro, a cidade com a força do trabalho do seu povo, tornou-se uma cidade de destaque, acolhedora, rica nas suas belezas naturais, bonita, tão bonita que foi indicada como uma das melhores cidades para se viver pela sua qualidade de vida. Uma cidade que tem em suas bases a força do trabalho de imigrantes alemães e italianos, e que ainda mantém viva a cultura destes povos, e sua identidade cultural, através da dança, da música, da gastronomia típica, dos usos e costumes e da tradição”.

E para homenagear este povo, comenta o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa e diretor – presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, “surgiu há 31 anos, a “Festa do Imigrante”, que veio para comemorar o aniversário de colonização do município de Timbó. A Festa é idealizada com o espírito de promover valores familiares e cultivar a tradição dos usos e costumes dos imigrantes principalmente pela cultura, preservar esta cultura é o nosso maior objetivo, queremos proporcionar ao público e às novas gerações, a lembrança e a vivência da história da nossa cidade e do nosso povo, que nesses 152 anos de fundação, ainda mantêm essas tradições através dos clubes de Caça e Tiro, desfiles e na preservação dos mais diversos grupos culturais e suas apresentações realizadas todos os anos”.

Nesta edição da Festa, além de serem nove dias de muita animação, a programação conta com mais de 60 bandas musicais, mais de 20 opções de chope, 14 casinhas de alimentação com mais de 60 opções gastronômicas. Destaque ainda para o Parque de Diversões; a Vila Colonial onde podem ser encontrados produtos coloniais de comércios do município e Feira de Artesanato que conta com uma grande variedade de produtos feitos por artesãs de Timbó e região.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui