“A Quaresma, tempo de reflexão e preparação para a Páscoa, tem sido vivenciada intensamente pela comunidade católica de Rio dos Cedros, com atividades que renovam a fé e incentivam o serviço ao próximo.” As palavras são do profissional responsável pelo setor de Comunicação da Diocese de Blumenau e padre na Paróquia de Rio dos Cedros, Raul Kestring.
Segundo Raul Kestring, “um dos momentos marcantes foi a admissão de 18 novos coroinhas na Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, no dia 5 de abril. A cerimônia, presidida pelo padre Jairson José Kienen, demonstrou o compromisso da juventude com o serviço litúrgico e a importância da Pastoral dos Coroinhas no despertar de vocações sacerdotais e religiosas. A abertura do ministério para meninas, por decisão do Papa Francisco, demonstra a valorização da mulher na Igreja e o fortalecimento da comunidade como um corpo único, onde cada membro contribui com seus dons”.

Já na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Rio Cunha, a Quaresma foi marcada pela celebração dos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia. “Mais de 20 membros da comunidade confessaram-se, buscando o perdão e a paz que o Sacramento da Penitência proporciona. A seguir, quarenta pessoas participaram da Eucaristia, alimentando-se da Palavra de Deus e do Corpo e Sangue de Cristo, renovando sua fé, esperança e caridade”, relata o padre Raul Kestring.
O padre observa que as atividades realizadas em Rio dos Cedros durante a Quaresma demonstram o dinamismo da Igreja Católica local e o compromisso da comunidade com a vivência da fé e o serviço ao próximo. A admissão dos novos coroinhas e a celebração dos sacramentos são sinais de esperança e convidam todos a uma profunda reflexão e renovação interior, em preparação para a celebração da Páscoa.