sábado, 28 de fevereiro de 2026
20.3 C
Timbó
sábado, 28 de fevereiro de 2026

Radar Fotográfico será utilizado na fiscalização de trânsito

Data:

Radar Fotográfico será utilizado na fiscalização de trânsito
Além da velocidade, equipamento aponta registros de roubo e documentação …

Neila Daronco/JMV

Foto: Neila Daronco/JMV

TIMBÓ- A 2ª Companhia de Polícia Militar (PM) de Timbó, em parceria com a Prefeitura, através do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, iniciou as atividades de fiscalização de velocidade ontem, dia 28, com o novo Radar Fotográfico Automático. Os testes com o equipamento foram realizados na parte da manhã, na Rua Bolívia, e à tarde o equipamento foi oficialmente incorporado à PM, que testou o equipamento.
Segundo informou o comandante da 2ª Cia de PM de Timbó, capitão Átila Tiago Royer, além de registrar a velocidade do veículo, o equipamento através de um sistema de verificação de caracteres, identifica a placa do memso e com informações do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) pode apontar se há irregularidades, desde um registro de furto/roubo, documentação e licenciamento. Entretanto, o equipamento só tem informações do cadastro de veículos do Estado de Santa Catarina.
O capitão Átila Tiago Royer destaca que o equipamento já começa a ser usado pela corporação e pelo Demutran. As datas e os locais de fiscalização serão definidos conforme cronograma de trabalho dos policiais. “Nosso objetivo não é multar, mas apenas conscientizar as pessoas que elas devem obedecer os limites de velocidade sinalizados nas vias. É uma nova ferramenta que veio para auxiliar o trabalho do policial, mas estaremos sempre presentes, inclusive com uma equipe deslocada alguns metros à frente para no caso de haver a necessidade de parada ou perseguição, podermos agir com eficiência”, salientou.
Os profissionais do Demutran que acompanharam o treinamento com o radar fotográfico informaram que atualmente, há 20 pontos sinalizados nas vias municipais onde já acontecem algumas operações de fiscalização e que mais pontos estarão sendo sinalizados. Contudo, ressaltou o comandante da PM, de acordo com a legislação, a fiscalização pode ser feita em qualquer local, mesmo não sinalizado e desde que o equipamento fique è mostra. “Não faremos nada escondido porque nosso objetivo é prevenir educar os motoristas. Por outro lado, o equipamento precisa ter visibilidade para poder registrar a placa do veículo em questão”, afirmou
De acordo com o diretor do Demutran, Fabiano Martins Adriano, através das informações repassadas pela Assessoria de Imprensa, este novo equipamento também vai servir como mais uma ferramenta na educação dos motoristas. “Sabendo que podem ser autuados por velocidade acima do permitido, haverá a consciência e a consequente educação de nossos motoristas”, destacou Adriano.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.