Rio Ada celebra seu padroeiro em Rio dos Cedros
.jpeg)
“A comunidade São Paulo Apóstolo, em Rio Ada, no município de Rio dos Cedros, em unidade com o pároco padre Fernando Steffens, expôs a imagem do padroeiro na frente externa da bonita igreja. A razão é que na data de 25 de janeiro comemora- -se a Conversão de São Paulo”. As informações são do padre da Paróquia Imaculada Conceição, Rio dos Cedros e profissional responsável pela Comunicação da Diocese de Blumenau, Raul Kestring.
Segundo o profissional “a cerimônia que precedeu a santa missa daquele dia contou com a participação das famílias e foi presidida pelo mesmo pároco. Três dias depois, sábado e domingo, realizou-se a concorrida e maravilhosa festa em louvor ao santo protetor e modelo de vida cristã missionária”.
Kestring destaca que “para quem passa em frente àquela capela, no visual de frente, destaca-se, agora, a significativa imagem do grande apóstolo do evangelho. Não foi chamado diretamente por Jesus como os demais apóstolos, mas por sua radical conversão, corajoso apostolado, que culminou no máximo testemunho, mereceu ser considerado apóstolo”.
O profissional relata que “caracteriza o glorioso mártir da fé cristã, a espada numa das mãos e o pergaminho do evangelho na outra. Na Carta aos Hebreus (4,12), lemos: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. Paulo foi grande exemplo desse efeito profundo da Palavra na sua vida. Decorrência tornou-se o seu heroico apostolado, pelo qual, decididamente, fez atuar o poder da mesma Palavra em tantas pessoas e comunidades. E o evangelho que traz na mão direita expõe a sabedoria e a simplicidade com as quais persuadia luminosamente seus ouvintes”.
Kestring observa que no Rio Ada, os templos católico (Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR) e luterano (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB) situam-se a poucos metros uma da outra. “Representam muito bem a proximidade na fé, na esperança e na caridade pregadas por Paulo a todos os cristãos e cristãs. Realizam-se ali celebrações e atividades conjuntas. De fato, afirma também o apóstolo: “Ora, vós sois o Corpo de Cristo, e cada pessoa entre vós, individualmente, é membro desse Corpo (1Cor 12,27). Pelo Batismo incorporamo-nos à Igreja, cujo fundamento e cabeça é Cristo. Ainda que estejamos conscientes de diferenças teológicas e litúrgicas, disciplinares, sabemos que os pontos da nossa unidade são maiores e consistentes”.
De acordo com o profissional “ultrapassam os cem anos de conivência pautada pela fé cristã os luteranos e católicos daquele aprazível recanto de Rio dos Cedros. E a nossa geração atual deseja que a oração sacerdotal do Senhor seja autêntico testemunho e forte incentivo às seguintes gerações para a glória de Deus e “para que o mundo creia” (Jo 17,21). Paulo, mestre comum nos acompanha e inspira nesse santo objetivo”.