18.7 C
Timbó
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Santa Catarina registra 14 casos de dengue

Data:

Santa Catarina registra 14 casos de dengue
Em Indaial, dois casos suspeitos foram registrados durante esse mês …

TAÍSE HEBERLE DE LIMA/JMJV

Foto: divulgação

TAÍSE HEBERLE DE LIMA/JMJV
[email protected]

INDAIAL/TIMBÓ – Os casos de dengue costumam aumentar nos meses de calor. Por isso é importante evitar os focos do inseto e verificar a casa antes de viajar em feriados ou nas férias, já que estimativas mostram que 90% dos focos de dengue estão localizados nas casas das pessoas. Mesmo com a chegada do outono, estação que se caracteriza por dias mais frios, a atenção deve ser a mesma, já que o Estado está em alerta devido aos casos confirmados de dengue.
Mais quatro casos de dengue foram confirmados em Chapecó nesta quarta-feira, 24 de abril. Outras sete pessoas foram diagnosticadas na cidade, além de outros três registros em Itapema. Isso contabiliza, em Santa Catarina, 14 casos de pessoas contaminadas por dengue. As informações foram divulgadas pela gerente de controle de zoonoses da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Suzana Zeccer.
“Os casos em Chapecó ocorreram todos na mesma região, o que facilita o nosso trabalho na hora de controlar a doença”, informou a gerente.
Algumas ações estão em andamento para evitar que novos focos da doença sejam criados. Nesta terça-feira, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, agentes da Secretária de Estado da Saúde e uma equipe do Ministério da Saúde se reuniram para discutir junto à direção da Dive as estratégias de prevenção. Em Chapecó, 50 novos agentes estão em treinamento para o Combate à Endemias (ACE).
A diretoria da Dive lembra que a melhor maneira de prevenção deve começar junto à população: não deixar água parada para evitar a proliferação das larvas do Aedes Aegypti.
Situação do Médio Vale
A Secretaria de Saúde de Indaial, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, orienta a população sobre os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Segundo os técnicos do departamento, existem hoje quatro focos no município de Indaial, em três pontos da cidade. Os focos estão localizados nos seguintes pontos: rua Campinas, no bairro Benedito; rua Doutor Blumenau, bairro Encano Baixo; rua Bertolina May Kechele, bairro Mulde,
No mês de fevereiro, foi registrado um caso suspeito de dengue de um morador de Indaial que trabalhava em Blumenau. Em abril, foram registrados dois casos suspeitos de dengue: de um morador de Blumenau que trabalha em Indaial e outro morador de Indaial que trabalha em Timbó, sendo um total de dois casos suspeitos de dengue hoje no município e um em análise. Por isso é importante que a comunidade auxilie na eliminação dos pontos possíveis de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Já em Timbó, as informações repassadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Timbó afirmam não ter nenhum foco, nem caso suspeito de dengue no município. “Em janeiro teve um caso suspeito de uma pessoa que veio de fora, porém depois não foi confirmado”, afirma a Assessoria.
Para prevenir a dengue é importante ficar atento aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Para isso, cada morador deve fazer a sua parte: guardar pneus usados sem água em local coberto, realizar a limpeza nas calhas, encher com areia os pratos dos vasos de plantas, não deixar água acumulada sobre a laje, manter a caixa de água tampada, guardar garrafas sempre de cabeça para baixo, jogar no lixo os objetos que podem acumular água e mantê-los tampados, tratar a água da piscina com cloro e limpá-la semanalmente e não colocar água em vasos de cemitérios. Mais informações podem ser obtidas no departamento de Vigilância Epidemiológica.
 

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui