22.5 C
Timbó
sábado, 18 de outubro de 2025

Santa Terezinha será palco da Ordenação Presbiteral

Data:

Santa Terezinha será palco da Ordenação Presbiteral

Clarice Graupe Daronco [email protected]

Foto: FOTO/ARQUIVO PESSOAL

“Em tudo amar e servir”. Com essa frase a Diocese de Blumenau informa que neste terceiro Ano Vocacional do Brasil, será realizada a Ordenação Presbiteral do diácono Gabriel Natan. A celebração acontecerá amanhã, dia 4 de novembro, às 10h na Igreja Matriz Santa Terezinha.

Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), o diácono Gabriel Natan, conta que é natural de Itu, interior de São Paulo, mas em 2011 mudou-se com sua família para Timbó. “Depois de alguns meses, em 2012 participei de um encontro chamado Virada Radical, senti que Deus moveu algo em meu coração. No final do encontro, a Angélica Fiamoncini, que era coordenadora do Grupo de Oração Jovem Servos de Deus, da Matriz Santa Terezinha, fez um convite para um retiro chamado Metanoia. No retiro, pude conhecer verdadeiramente Jesus e aceitar Ele para minha vida! Jesus mudou a minha história”.

Natan relata que “após viver essa experiência, pude me aproximar da Fé Católica, participando ativamente da Igreja até que comecei a sentir que o Senhor me chamava para ser padre! Respondi com generosidade e coragem o chamado que Ele me fez. Foram 10 anos de formação no seminário para chegar a essa data. No dia 30 de abril, fui ordenado Diácono e amanhã, dia 4, será a minha ordenação Presbiteral, que pela prece e imposição de mãos de nosso bispo serei ordenado padre e irei confirmar meu chamado e vocação! É um momento de graça, para toda a Igreja, para nossa diocese e Paróquia!”.

O diácono explica como será a celebração da sua ordenação. “O sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação. O segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice. Como as demais ordenações, a sacerdotal é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra, dá-se início ao Rito de Ordenação Presbiteral”.

Os passos do Rito iniciam com a Eleição do Candidato quando o ordenando é chamado para ser interrogado se o mesmo é digno deste ministério. Após passa-se para o Homilia, oportunidade em que é relatado, brevemente, sobre este momento forte na vida da comunidade, bem como sobre o sacramento da Ordem Sacerdotal. E, dirige-se ao ordenando, admoestando e animando-o acerca deste ministério para o qual será ordenado.

Na sequência, o eleito, em pé, responde algumas interrogações feitas pelo bispo, relacionadas à fé, missão proclamação do Evangelho, devoção, entre outras. Ainda dentro do Rito de Ordenação segue a parte da Ladainha, onde a comunidade é convidada a orar. Terminada a ladainha, segue-se a Prece de Ordenação. “Esta parte decorrente é tida como aquela que, no silêncio do coração, o bispo e todos os presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Esse, estando de joelhos, em silêncio, o bispo impõe as mãos sobre sua cabeça, seguido pelos presbíteros”, conta Natan ao observar que “aquele que é ordenado sacerdote reflete algo sagrado que oferece aos outros”.

Após acontece a unção das mãos e entrega do pão e do vinho. “A última parte do Rito de Ordenação apresenta alguns símbolos, ricos em significado e que indicam o ministério sacerdotal da Ordem. Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de um ou dois presbíteros, é revestido com a estola sacerdotal e a casula. Em seguida, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida com o óleo do santo Crisma e recebe as bênçãos do Senhor”.

Após a ordenação o diácono Gabriel Natan ministrará suas primeiras missas, sendo uma no dia 5 de novembro, às 10h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Timbó e a outra às 19h na Paróquia São Francisco de Assis, em Blumenau.

Últimas Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido de cópia.