A Secretaria de Saúde de Timbó iniciou, em fevereiro, a realização de um mutirão com o objetivo de acelerar a realização de consultas e exames, buscando reduzir a fila de espera e melhorar o atendimento à população. Atualmente, o município enfrenta uma grande demanda: 9.996 pessoas aguardam autorização para a realização de exames, enquanto 14.527 pacientes estão na fila para consultas. Diante dessa situação, a pasta tem adotado medidas para minimizar o impacto dessa espera.
De acordo com a secretária de Saúde, Joice Stollmeier Kroenke, as equipes vêm trabalhando na inserção das solicitações de exames e consultas no Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que gerencia o acesso aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizado pelo Ministério da Saúde para estados e municípios.
Mais de 1.500 procedimentos já foram inseridos no sistema. “A nossa fila é longa, mas temos uma equipe dedicada que está trabalhando para reduzir os números”, disse Joice, ressaltando que esse processo é fundamental e garante a integridade e a transparência das informações.
Em paralelo, já estão sendo feitos os agendamentos de exames como eletroneuromiografia, audiometria, ressonâncias magnéticas e ecocardiografia transtorácica bidimensional. Joice informou que, recentemente, foi realizado também um mutirão para a execução de exames de eletroneuromiografia, que beneficiou cerca de 40 pacientes.
A secretária afirmou que o próximo foco será nas consultas especializadas em cardiologia e ginecologia. “Estamos aumentando a oferta dessas especialidades”, afirmou. O município enfrenta uma fila de mais de 1.000 pacientes aguardando por consulta em cardiologia e 1.300 em ginecologia.
Outra novidade é a contratação de uma especialista em neuropediatria na Policlínica, oferecendo atendimento para o desenvolvimento neurológico de crianças e adolescentes. Aproximadamente 600 crianças aguardam por atendimento.
Estratégia e parcerias
Além disso, a Secretaria está adotando a estratégia de realizar os procedimentos dentro de Timbó, o que evita que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades. “Sempre que possível, estamos oferecendo os serviços dentro do município. Isso traz mais conforto ao paciente e otimiza os recursos públicos”, explicou.
Ainda, a Saúde municipal conta com a parceria do Consórcio Público Interfederativo de Saúde e Serviços do Vale Europeu (Cisamve) para a contratação de prestadores de serviços que ajudam a atender às necessidades de exames e consultas especializadas.
Segundo o prefeito de Timbó, Flávio Buzzi, a saúde é uma prioridade fundamental e, por isso, o Poder Executivo vem trabalhando para fazer a reformulação de processos e a reestruturação administrativa para melhorar o atendimento aos munícipes. “Não estamos medindo esforços para colocar tudo em dia. Toda a equipe está trabalhando para atender os pacientes, principalmente aqueles que enfrentam dificuldades com o represamento de exames e consultas”, completa.
Flávio ressaltou que o principal objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes e agilizar os atendimentos. “Queremos, o quanto antes, diminuir essas filas. Sabemos que zerar é impossível, é um processo dinâmico, mas vamos trabalhar para reduzir o tempo de espera dos pacientes. Esse é o nosso compromisso com o cidadão”, afirmou o prefeito.
Como acompanhar a fila de espera
Além de consultar o site da prefeitura de Timbó, a população também pode acessar o site listadeespera.saude.sc.gov.br para verificar a sua posição. Se o paciente não conseguir visualizar a informação ou localizar seu cadastro, as Unidades de Saúde de referência e a Policlínica estão à disposição para orientação.
Confira a entrevista completa com o prefeito Flávio Buzzi e com a secretária Joice Stollmeier Kroenke: