“De 4 a 17 de maio, o Brasil se une na mobilização da Semana da Compostagem, promovida pela Associação Brasileira de Compostagem – ABCompostagem, junto com diversos composteiros espalhados pelo país. A data coincide com a Semana Internacional da Compostagem – ICAW, e este evento tem por objetivo conscientizar sobre os benefícios da compostagem para as pessoas e para o planeta.” As declarações são do CEO da Euro Ambiental, profissional com formação em Engenharia de Produção, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental (Mestrado), Gabriel Cristofolini. Ele também desempenha papéis de liderança e consultoria em iniciativas ambientais e de sustentabilidade na região do Vale Europeu, em Santa Catarina. Seu foco é promover práticas sustentáveis e contribuir para um futuro mais justo e equilibrado ambientalmente.
Em entrevista à redação do Jornal do Médio Vale (JMV), Cristofolini observa que, no Brasil, estima-se que, em 2023, foram geradas 80 milhões de toneladas de resíduos, entretanto, somente 85.500 toneladas receberam um destino sustentável, como a compostagem.
Segundo o CEO, a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 visa, em suas metas, o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos como uma das formas de reduzir a geração de resíduos, levar educação ambiental para as pessoas, bem como sua separação e destinação correta, reduzir a emissão de gases de efeito estufa proveniente de aterros sanitários, produzir adubos orgânicos através da compostagem, que podem contribuir para a segurança alimentar e agricultura sustentável, além de ser um forte aliado na preservação da biodiversidade terrestre (solo).
Assim, ressalta Cristofolini, foi implantada, em 2023, a Recoopera Soluções Ambientais, um pátio de compostagem localizado na cidade de Timbó. “Recebemos resíduos orgânicos que são gerados em cozinhas industriais e restaurantes, bem como galhos e folhas dos jardins de nossos clientes. Atendemos Timbó e cidades vizinhas, e já estamos alcançando cidades do litoral, como Itajaí e Navegantes, e mais ao norte, como Araquari, Joinville e Jaraguá do Sul. Até agora, já recebemos em nosso pátio de compostagem mais de 197 toneladas de resíduo orgânico, que deixaram de ir para aterro sanitário”.
O profissional relata ainda que “este ano a empresa preparou algumas ações para a Semana de Compostagem, que serão realizadas de 11 a 16 de maio na cidade de Timbó. Dentre as atividades programadas, a visita ao nosso pátio de compostagem acontecerá para os nossos clientes, com o objetivo de conscientizar suas equipes sobre a importância de separar e destinar corretamente os resíduos orgânicos. A empresa também promoverá sorteios de kits de horta e compostagem nas redes sociais. Já no dia 16 de maio, das 14h às 16h, estaremos junto com nosso parceiro Rodrigo Kertischka, do Sítio da Colina, localizado em Doutor Pedrinho e que integra a Feira de Produtos Orgânicos, que fica anexa à Sociedade Cultural, para conversar sobre compostagem, horta e a importância de uma alimentação saudável. Haverá distribuição de amostras de adubo e biofertilizante produzidos em nosso pátio de compostagem”.
Cristofolini explica que a compostagem é uma solução sustentável de longo prazo para o nosso planeta. “Nós, da Recoopera Soluções Ambientais, acreditamos que podemos transformar não apenas Timbó e região, mas o mundo, com a tecnologia da compostagem, trazendo benefícios positivos não apenas com o nosso adubo sendo aplicado no solo para os plantios da agricultura, como também evitando a geração de gases de efeito estufa, diminuindo o envio de ‘lixo’ para aterros sanitários e industriais. Todos os dias são enviadas toneladas de resíduo orgânico para aterro no Brasil, e nós precisamos mudar este cenário urgentemente, pois a agricultura necessita de adubos que tragam vida ao solo, e o adubo proveniente do processo de compostagem é rico em nutrientes e micro-organismos. Se você quer conhecer mais sobre compostagem, siga a gente nas redes sociais no @recoopera.20 ou entre em contato pelo nosso telefone (47) 9 8852-4884 ou e-mail [email protected]. Vem fazer parte da Semana de Compostagem junto conosco e ajude a transformar o mundo através da compostagem”.